Nos últimos dias surgiram imagens de caças Saab Gripen E ostentando um formato de asas ligeiramente modificado. Conforme noticiamos, a fabricante sueca implementou uma alteração no bordo de fuga em um dos seus protótipos, além do primeiro Gripen E de série entregue para a Força Aérea Sueca (SwAF).
O novo formato de asas do Gripen E surgiu, principalmente, com a modificação dos elevons internos e externos (superfícies móveis de controle de voo que combinam as funções do profundor e aileron). Esses componentes redesenhados tem maiores dimensões que os originais, o que exigirá uma extensa campanha de testes e adequações nos sistemas de controle de voo.
A alteração não foi anunciada formalmente pela fabricante, mas o portal The War Zone procurou um representante da Saab para entender os motivos que levaram à alteração no design do caça multifuncional. Johan Segertoft, Chefe da unidade de negócios Gripen, explicou exatamente porque as mudanças foram feitas.
“Num estágio inicial do processo de desenvolvimento, foi identificada uma oportunidade para melhorar a capacidade de transporte de cargas pesadas do Gripen, como um claro benefício para operações futuras. Foi tomada a decisão de implementar esta melhoria o mais rápido possível. Fizemos atualizações no software e algumas modificações afetando as superfícies canard e elevon. Essas mudanças trazem benefícios imediatos, comprovam nossa capacidade de gerar crescimento de forma confiável e melhorar consistentemente o potencial das aeronaves para o futuro”, explicou Segertoft.
Como mencionado por Segertoft, os “canards” (aletas de controle de voo instaladas na parte dianteira da fuselagem) também foram alteradas.
“A pedra angular do conceito de design do Gripen é sua capacidade de se adaptar de forma rápida e eficaz às novas necessidades. Continuamos a aprimorar as aeronaves de maneiras que podem ser vistas e não vistas, à medida que incorporamos novas tecnologias e novos requisitos. As aeronaves de combate devem ser capazes de evoluir de forma rápida, eficaz e acessível para atender às necessidades de seus usuários. Por exemplo, o envelope de desempenho do Gripen E foi agora aprimorado e expandido através de uma maior capacidade de integrar cargas mais pesadas e complexas para atender aos requisitos de missões futuras”, disse Segertoft.
Embora as imagens das asas modificadas surgiram recentemente, Segertoft disse que os engenheiros da empresa trabalham nessa modificação há algum tempo.
“A viabilidade desta melhoria foi identificada nos estágios iniciais do desenvolvimento do Gripen E usando técnicas de design baseadas em modelos da Saab. A exploração adicional no programa de testes iniciais sublinhou os benefícios para operações futuras e em 2021 foi decidido fazer essas melhorias no projeto base”, afirmou o funcionário da empresa.
A primeira aeronave com configuração de asa revisada decolou no segundo semestre de 2021. Até o momento, 16 Gripen E estão voando na Suécia e no Brasil, e de acordo com Segertoft o novo design já foi adicionado em algumas dessas aeronaves, que passaram com sucesso pelos testes em voo. Ele também confirmou que a modificação se tornará padrão daqui para frente em todas as aeronaves de produção para a Suécia, Brasil e outros clientes.
Quanto aos benefícios que a nova asa trará, a Saab enfatizou que aumentará a capacidade do Gripen E de transportar cargas mais pesadas, na forma de armas externas, tanques de combustível e outros equipamentos. “Para um caça menor como o Gripen, este é claramente um bônus considerável, embora não esteja claro neste momento como isso mudará os tipos de cargas que o caça poderá transportar”, informa a reportagem do The War. “Vale a pena notar, também, que o Gripen E já pode transportar cargas bem pesadas, incluindo até quatro grandes mísseis antinavio Saab RBS 15, embora esta configuração ainda não tenha sido vista em voo. Outras cargas deste porte incluem até nove mísseis ar-ar, ou 16 bombas de pequeno diâmetro, à custa de combustível externo”, informa a análise.
A expansão do potencial de combate do Gripen E também está de acordo com a recente política de defesa sueca, que tem visto uma ênfase renovada na sua frota de caças, à medida que o país enfrenta uma deterioração adicional na política de segurança regional, incluindo o aumento da beligerância russa. Como parte disto, além de aderir à OTAN , a Suécia decidiu manter por mais tempo a sua envelhecida frota de Gripen C/D, bem como adquirir 60 novos Gripen E.
Ao mesmo tempo, o efeito que a nova asa tem na manobrabilidade do Gripen E não deve ser desconsiderado. Uma asa com uma área maior certamente se traduz em melhor desempenho de voo em baixas velocidades – especialmente útil para combate dentro do alcance visual. No geral, elevons maiores devem significar que o Gripen E melhorou seu desempenho e agilidade em baixas velocidades, além de resultar maior capacidade de decolagens e pousos com cargas mais pesadas.
Também vale a pena lembrar que a fabricante Eurofighter também oferece um pacote para melhorar as capacidades de transporte de cargas pesadas dos seus caças Typhoon. O kit AMK de Modificação Aerodinâmica envolveu a adição de strakes na fuselagem, extensões de raiz de ponta e elevons de área aumentada, resultando em maior sustentação.
“Trata-se de gerar uma estabilidade longitudinal ainda maior na aerodinâmica da aeronave para uma possível integração de novas armas”, disse Kurt Rossner, chefe de sistemas de aeronaves de combate da Airbus. Para um Typhoon, isso significaria que o caça levando muito peso, teria melhor capacidade de giro, raios de curvas menores, mesmo em baixa velocidade. Até agora, entretanto, nenhum cliente do Typhoon optou pelas modificações do AMK.
Para o Gripen E, por outro lado, o novo formato da asa agora está definido como padrão nos caças.
Fonte: The Drive / The War Zone
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