Gripen E com novos elevons. Imagens de dois Saab Gripen E nas cores e marcas da Força Aérea Sueca (SwAF – Sweden Air Force) mostram uma interessante modificação aerodinâmica nas aeronaves. Todas as partes móveis do bordo de fuga das asas foram modificadas, alterando o design dos elevons e ampliando a área alar.
A modificação teria como objetivo otimizar a aerodinâmica do caça, produzindo menor arrasto e maior sustentação, melhorando a manobrabilidade do jato em baixas velocidades. Os “elevons” são superfícies móveis de controle de voo que combinam as funções de rolagem e elevação, ou seja, unificam a função dos ailerons e profundores como apresentados em aeronaves convencionais. Além disto, a porção interna também fazem papel de flaps durante o pouso. São muito comuns em caças em formato “delta” (como a família dos conhecidos Mirages).
A modificação nas peças móveis das asas consistiu em um redesenho delas, deixando as duas partes alinhadas no bordo de fuga. Antes, como visto nas fotos abaixo, o elevon interno se unia a fuselagem com uma “quebra de 45º” em direção ao saída do motor. É visível que ao aumentar os elevons ocorreu a ampliação da área alar.
Caso essa modificação seja o novo padrão para o modelo, muito provavelmente os seis F-39E do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) terão que passar por uma atualização. A alteração possivelmente será feita na instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP). Algumas perguntas ficam:
Abaixo duas imagens do Gripen E, sendo uma original e outra do mesmo avião já modificado. Dois Gripen E já foram vistos assim, o protótipo 6002 e o primeiro da linha de produção em série, matrícula 603, recentemente entregue para ensaios em voo pela agência sueca FMV (saiba mais).
@CAS