Saab entregou o primeiro Gripen E de série para a Força Aérea Sueca. Em 06 de outubro, a Saab entregou para a Agência Sueca de Administração de Materiais de Defesa (FMV – Försvarets materielverk) o primeiro Gripen E produzido em série para a Força Aérea da Suécia (SwAF). A Agencia do governo é responsável pela aceitação oficial da aeronave antes de repassá-la para as Forças Armadas Suecas.
“Estou muito satisfeito por termos alcançado este importante marco rumo à implantação operacional do Gripen E. Esta é uma importante etapa no projeto, e outras entregas ocorrerão em breve”, afirmou Lars Tossman, Chefe do Setor de Aeronáutica da Saab.
A partir de agora a FMV inicia a fase de testes em voo e avaliações dos equipamentos e sistemas da nova aeronave para a agência de Inspeção de Segurança de Aviação Militar da Suécia. Este etapa de desenvolvimento tem implicações, à medida que o Gripen E avança para a implantação operacional prevista para 2025.
De acordo com Mattias Fridh, Chefe de Gerenciamento de Entrega do Gripen, “a entrega significa que a FMV recebeu todos os componentes do sistema de armas para operar de forma independente o Gripen E. Seus técnicos receberam todo o treinamento e têm a capacidade inicial para operações e manutenção das aeronaves na linha de voo”.
A jornada do Gripen E desde o desenvolvimento até a implantação é uma prova do compromisso em melhorar as capacidades das Forças Armadas Suecas. Com entregas adicionais no horizonte, o futuro da aviação militar sueca está preparado para atingir novos patamares.
De acordo com um comunicado da Saab de outubro de 2021 , aproximadamente 30 aeronaves Gripen E estavam em produção. A Força Aérea Brasileira iniciou atividades operacionais com seus caças Gripen E na Base Aérea de Anápolis em 2022.
Fonte: Saab
@FFO