FAB realizou nova fase de testes REVO entre KC-130M e SC-105. Entre os dias 18/09 e 06/10 a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou a Operação Tererê na Base Aérea do Galeão (RJ). O objetivo foi conduzir ensaios críticos no sistema de Reabastecimento em Voo (REVO) da aeronave SC-105 do 2°/10°GAv “Esquadrão Pelicano”.
Coordenada pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Tererê faz parte do Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A meta final é certificar será qualificar a operação REVO entre o SC-105 e o KC-390, o que promete ampliar consideravelmente as capacidades operacionais do 2°/10°GAv, especialmente em operação de Busca e Salvamento (SAR).
Nesta atual fase da Operação, o SC-105 (FAB 6551) realizou missões REVO com o KC-130M Hércules (FAB 2462) do 1°/1° GT “Esquadrão Gordo”. Esses voos foram a continuação dos ensaios realizados em 2022, voltados ao estudo aprofundado do comportamento da aeronave SC-105 quando exposta à esteira de turbulência do Hércules.
Esta fase crucial recém-concluída servirá como uma aproximação gradual visando à certificação e qualificação do REVO com o KC-390. Sendo assim, foram realizados ensaios em diversas altitudes, velocidades e pesos das aeronaves para verificar o desempenho e as qualidades de pilotagem. Nos voos, o SC-105 foi comandado por pilotos do IPEV, que realizaram vários reabastecimentos com sucesso, dando mais um passo rumo à qualificação.
Para o responsável técnico da Operação de Ensaios, Tenente Engenheiro João Gabriel Henriques Leite, a Operação Tererê 2023 é um marco que enfatiza a missão do IPEV de executar ensaios em voo com rigor científico, fortalecendo o conhecimento estratégico e aprimorando a operacionalidade FAB.
As indicações estruturais providas pela instrumentação em condições distintas de aproximação, pré-contato com a cesta de reabastecimento, contato com o cesto e o reabastecimento propriamente dito foram analisadas e serão levadas em consideração para a operação com o KC-390.
“A instrumentação embarcada, projetada e instalada por meio de uma eficiente cooperação entre os engenheiros e técnicos do IPEV e do IAE, permitiu a coleta e análise minuciosa do conjunto dos dados dos voos. A aderência rigorosa às especificações do projeto e regulamentações aeronáuticas reforça o compromisso com a segurança de voo e eficiência, destacando a importância fundamental da Ciência e Tecnologia da Força Aérea, representada pelo DCTA, para o incremento do Poder Aeroespacial Brasileiro”, comentou o Engenheiro de Ensaios em Voo participante da missão, Tenente Engenheiro Edson Hítalo Almeida Sales.
Com os conhecimentos adquiridos, a FAB dá mais um passo importante na atividade de ensaios em voo à medida que se aproxima da capacidade de REVO com o KC-390 Millenium, o grande objetivo da Operação.
“Sentimos a responsabilidade da missão do IPEV durante cada ensaio, explorando as técnicas de REVO previstas com aproximação gradual e em total segurança, o que nos desafiou e abriu novos caminhos para melhorias técnicas e operacionais”, concluiu o Coordenador Operacional da atividade de Ensaios, Major Aviador Túlio Leonardo Bordignon.
Fonte: DCTA/FAB
@FFO