Argentina assina compra de quatro P-3C Orion da Noruega. Conforme esperado, os governos da Argentina e da Noruega finalmente assinaram o contrato envolvendo a aquisição de quatro aviões de patrulha marítima P-3 Orion. As aeronaves foram desativadas recentemente pela Força Aérea Real Norueguesa e agora serão utilizadas pela Armada Argentina.
A cerimônia de assinatura foi realizada na última terça-feira (17/10), em Buenos Aires, e contou com a presença do Ministro da Defesa argentino, Jorge Taiana, do Comandante da Armada Argentina, Almirante Julio Guardia, do Diretor da Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA), Magnus Hansvolde, do Embaixador da Noruega na Argentina, Halvor Sætre, entre outros Oficiais e autoridades.
Foram comprados para a Aviação Naval Argentina, um P-3N para missões de Busca e Salvamento (SAR) e três P-3C de vigilância e guerra antissubmarino (ASW). De acordo com o comunicado do Ministério da Defesa argentino, as células adquiridas dispõem de uma vida útil de aproximadamente 17.000 horas de voo ou pelo menos 15 anos. O contrato envolve ainda o ferramental para manutenção, acessórios e peças sobressalentes e componentes diversos, que serão enviados da Noruega para a Base Aérea Naval Almirante Zar, em Trelew, na província de Chubut, sul da Argentina.
“A aquisição destas aeronaves constitui um grande passo para fortalecer a política que estamos desenvolvendo para melhorar a vigilância e o controle das nossas águas. Para isso, criamos o Comando Marítimo Conjunto, e sob sua direção serão utilizados os quatro novos aviões de patrulha oceânica, que ficarão baseado em Trelew”, afirmou o Ministro Taiana.
Com raio de ação de 1.500 milhas náuticas (2.780 km) e autonomia de 12 horas de voo, essas aeronaves trazem de volta para a Argentina a capacidade de vigilância da sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e a presença nas áreas marítimas de interesse e na Antártida. Além disso, estas aeronaves cumprirão missões SAR marítimo de longo alcance na área de responsabilidade da Argentina.
Os tripulantes e técnicos da Aviação Naval Argentina atualmente estão em treinamento nos Estados Unidos. Eles serão responsáveis por trazer o primeiro P-3 para a Argentina, o que deverá ocorrer até o final deste ano.
@FFO