USAF envia KC-135 para substituir KC-10 na Arábia Saudita. Chegaram na Base Aérea Prince Sultan, na Arábia Saudita, os primeiros KC-135 Stratotanker da USAF que substituirão os KC-10A Extender que recentemente deixaram o Oriente Médio após mais de 30 anos de serviço na região.
Os Stratotankers foram enviados e da Base Aérea de Fairchild, em Washington, EUA, para o 384º Esquadrão Expedicionário de Reabastecimento em Voo (384th EARS), baseado em Prince Sultan AFB. A partir de agora eles apoiarão as operações de combate em toda a área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (US CENTCOM).
O número de aeronaves enviadas para o 384th EARS em Prince Sultan AFB não foi divulgado. Sabe-se que USAF já mantém alguns KC-135 baseados em Al Udeid AFB, no Catar.
Os multifuncionais KC-135 podem transportar cerca de 200.000 libras (90.700 kg) de combustível e 83.000 libras (37.600 kg) de carga. Além disso, eles são configurados internamente para missões de evacuações aeromédicas e transporte de tropas. Algumas das aeronaves já operam na região na Base Aérea de Al Udeid, no Catar.
A última missão operacional do KC-10A Extender a partir de Prince Sultan AFB ocorreu em 03/10. No dia seguinte, o 908º Esquadrão Expedicionário de Reabastecimento em voo (908th EARS) realizou a cerimônia de desativação da Unidade, e em 05/10 o último trijato voltou definitivamente para os Estados Unidos. Não há mais implantações planejadas para a frota KC-10 até setembro de 2024, quando o último Extender deverá ser aposentado pela USAF.
Com a iminente desativação da frota KC-10A, as missão de reabastecimento em voo (REVO) da USAF ficará sob a responsabilidade dos KC-135 Stratotanker e KC-46 Pegasus. Apesar de liberado para implantações em todo o mundo, o KC-46A ainda não foi enviado para implantações na área do CENTCOM.
O porta-voz do Comando de Mobilidade Aérea (AMC), afirmou que o envio dos KC-135 segue um cronograma pré-determinado, e não tem nada relacionado com as crescentes tensões no Médio Oriente. Entretanto, será natural o aumento da demanda pelos serviços REVO, uma vez que a USAF e a US Navy estão mobilizando mais aviões de combate para a região, depois dos ataques terroristas do Hamas contra Israel (saiba mais).
@FFO