VC-2 da FAB chegou no Egito para resgate dos brasileiros de Gaza. O Embraer VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB) que fará a repatriação dos cerca de 30 brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza, voou hoje (18/10) de Roma, na Itália, para o Egito. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional de El-Arish, a cerca de 60 km do posto de fronteira de Rafah, na fronteira Egito-Gaza.
O VC-2 (designação militar do Embraer 190) do Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB, matrícula FAB 2591, estava desde a última sexta-feira (13) em Roma, aguardando a autorização para voar para o Egito.
No voo até o Oriente Médio, o VC-2 levou 40 purificadores de água portáteis, além de dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro, para atender à situação de emergência na Faixa de Gaza, em meio a guerra iniciada pelo grupo terrorista Hamas contra Israel.
Segundo a FAB, cada kit tem 48 itens, incluindo antibióticos, anti-inflamatórios, ataduras, entre outros. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia (saiba mais).
Após o descarregamento do material humanitário, o FAB 2591 será deslocado para o Cairo, capital do Egito, onde a tripulação aguardará instruções sobre a operação de retirada dos cerca de 30 brasileiros que estão retidos nas localidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza.
Fonte: EBC
@FFO