FOTOS: Tiger Meet 2023. Chegou ao final em 13 de outubro, a 59ª edição do Tiger Meet da OTAN, realizada este ano na Base Aérea de Gioia del Colle, Itália. O tradicional “Encontro dos Tigres” retornou à Itália após 35 anos, teve neste ano nada menos que 80 aeronaves de 12 países participantes.
Durante os nove dias de operações aéreas do Tiger Meet 2023, foram realizadas nada menos que 1.100 missões, totalizando mais de 800 horas voadas nas áreas reservadas nos arredores das regiões de Puglia, Calábria, Basilicata e Ilha da Sardenha.
O objetivo principal o Tiger Meet é aprimorar a interoperabilidade entre as Forças Aéreas envolvidas, com a realização de missões de defesa e interdição aérea, apoio terrestre aproximado (CAS – Close Air Support), combate aérea além do alcance visual (BVR – Beyond Visual Range), busca e resgate em combate (C-SAR), entre outros.
Para uma representação realista de alvos de radar e mísseis, foi empregado um Learjet 35 da empresa privada alemã GFD, equipado com um sistema Thread Simulator Pod (TSP). Outras ameaças terra-ar foram replicadas usando um sistema Sirius MAADS (Sistema Médio Avançado de Defesa Aérea) implantado na Calábria.
Um KC-130J e um KC-767 da Aeronáutica Militare Italiana (AMI) forneceram suporte de reabastecimento em voo (REVO). Os serviços de Comando e Controle foram fornecidos por um G550 CAEW, um E-3 AWACS e dois E-2 Hawkeyes, implantados em Gioia del Colle.
Nos dias de voo, o período da manhã era normalmente reservado para Operações Aéreas Compostas envolvendo todos os participantes. A tarde, a maioria dos participantes voavam em missões locais mistas, chamadas Shadow Waves, que incluíam Guerra Eletrônica (EW), Manobras Básicas de Caça (BFM), Manobras de Combate Aéreo (ACM) e Interceptador Slow Mover (SMI) .
Devido à crescente força de helicópteros entre os membros do Tiger Meet, e sua intensa participação nos conflitos de hoje, eles foram integrados em missões de Controladores Aéreos Avançados, inserção e extração de forças terrestres, apoio de Operações Especiais, Busca e Resgate de Combate, entre outras. A edição deste ano contou com o envolvimento dos helicópteros italianos HH-101 e franceses SA-342M Gazelle e EC665 Tigre, que muitas vezes voavam juntos em formações mistas.
Uma das operações conjuntas foi a tradicional Elephant Walk (caminhada do elefante), que reuniu 41 aeronaves sobre a pista de Gioia del Colle.
Como de costume, o Tiger Meet alterna missões de treinamento tático de alto nível com diversos eventos sociais tradicionais, como a Noite Internacional e os Tiger Games. Além disso, no último dia, foram anunciados os vencedores dos diversos troféus.
Um dos destaques do NTM é a participação de aeronaves com pinturas especiais com motivos felinos, a marca inspiradora do tradicional encontro. Um troféu é fornecido à Força Aérea que leva o avião considerado mais bonito pelo jure. Nesta edição o Typhoon dos “Tigres da Baviera” do TaktLwG 74 da Luftwaffe (abaixo) levou o troféu para casa.
O Tiger Meet 2024 já tem data e local. Ocorrá entre os dias 03 e 06 de junho, na Base Aérea de Schleswig, na Alemanha, a sede do TaktLwG 51/1.
@FFO