Força Aérea Italiana concluiu testes com mísseis MBDA Meteor. A Força Aérea Italiana, ou Aeronáutica Militare Italiana (AMI), concluiu com sucesso a primeira fase da campanha de Testes e Avaliações Operacionais (OT&E) do Míssil ar-ar MDBA Meteor Beyond Visual Range (BVRAAM) e do AMRAAM (Advanced Medium Range Air to Air Missile). Os testes ocorreram no no Reino Unido.
A AMI deslocou alguns Eurofighter Typhoon F-2000A (monoplace) para a Base Aérea da RAF Lossiemouth, com o objetivo de avaliar diferentes tipos de armamentos, sensores e softwares necessários para realizar a ampla variedade das missões OT&E.
Esta foi a primeira campanha de testes envolvendo o lançamento do novo míssil BVRAAM, cuja integração foi possibilitada pelo upgrade P2E(b) – Phase 2 Enhancement bravo –, além de avaliar o comportamento da arma contra alvos reais controlados remotamente a partir do solo, em condições representativas de possíveis cenários operacionais.
Foram realizados testes em solo e em voos, utilizando pela primeira vez uma versão de telemetria do míssil Meteor designada TOM (Telemetric Operational Missile), que permitiu o registro de todos os parâmetros de voo, essenciais para a verificação das reais características do BVRAAM. Além disso, o objetivo secundário foi o lançamento do míssil AMRAAM, integrado aos Eurofighter e também ao F-35, para avaliar o armamento em condições de dificuldade crescente.
Esta primeira fase de testes foi coordenada pelo 4º Departamento do Estado-Maior da AMI e conduzida com o apoio da Equipe de Avaliação Operacional Typhoon (TOET), equipe conjunta formada por pilotos e engenheiros da Ala de Testes de Voo, Instrutores de Armamentos dos Esquadrões Typhoon e Especialistas em Dados de Missão do ReSTOGE – Departamento de Apoio Técnico à Guerra Eletrônica), auxiliados por pessoal de apoio de todas as unidades F-2000A.
Uma segunda fase de testes está prevista para o final de 2024.
Fonte: AMI
@FFO