ISRAEL: EUA envia segundo porta-aviões para o Mediterrâneo (Foto: USN). Os Estados Unidos enviou o segundo porta-aviões para o Mediterrâneo, com o objetivo de reforçar a sua presença na área, e fornecer apoio à Israel em caso de necessidade na sua operação de combate contra o grupo terrorista Hamas.
O Grupo de Ataque 2 (CSG-2) liderado pelo do USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69) estará chegando na área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA (US CENTCOM), onde já se encontra o CSG do USS Gerald R. Ford (CVN-73).
De acordo com John Kirby, porta-voz da Casa Branca, ambos CSG trabalharão em estreita colaboração conjunta com os aliados americanos na região, para fortalecer o poder marítimo e de dissuasão no Oriente Médio.
“A transferência do USS Dwight D. Eisenhower faz parte de uma implantação há muito programada na região, onde estará disponível se necessário. Não há nenhuma decisão operacional digna de menção. Ambos CSG estarão no Mediterrâneo oriental para fins de dissuasão”, disse Kirby em uma conferência de imprensa.
O Grupo de Ataque USS Dwight D. Eisenhower (IKECSG) está composto pelo Cruzador de Mísseis Guiados USS Philippine Sea (CG 58), os Destroieres de Mísseis Guiados USS Gravely (DDG 107) e USS Mason (DDG 87), além da Fragata da Marinha Italiana ITS Virginio Fasan (F 591), que também se juntará ao IKECSG.
Além disso, a Ala de Aviação Embarcada 8 (CVW-8) do IKECSG é composta pelo Esquadrão de Ataque e Caça VFA-105 “Gunslingers”; VFA-32 “Fighting Swordsmen”, VFA-83 “Rampagers”; VFA-131 “Wildcats”; o Esquadrão de Alerta Aéreo Antecipado VAW-123 “Screwtops”; Esquadrão de Ataque Eletrônico VAQ-130 “Zappers”; Esquadrão de Helicópteros de Combate Naval HSC-7 “Dusty Dogs”; Esquadrão de Helicópteros de Ataque Marítimo HSM-74 “Swamp Foxes”; e o Esquadrão da Frota de Suporte Logístico VRC-40 “Rawhides”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, tem reafirmado publicamente o compromisso inabalável e duradouro dos Estados Unidos com Israel, salientando que será fornecido todo o suporte necessário para a luta contra os terroristas do Hamas.
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, foi enviado para Israel para coordenar a ajuda americana junto ao governo de Benjamin Netanyahu. Os EUA já enviaram munições e componentes para o suprir o sistema de defesa aérea Iron Dome que Israel, que tem atuado constantemente contra os mísseis lançados pelo Hamas.
“Estamos determinados a garantir que Israel tenha tudo o que precisa para se defender e garantir a segurança do seu povo. A assistência militar solicitada por Israel já está a caminho”, disse Blinken aos jornalistas.
@FFO