Novo drone naval turco Bayraktar TB3 se aproxima do voo inaugural. A empresa turca Baykar Defense, tradicional fabricante de aeronaves militares não tripuladas, anunciou que o Bayraktar TB3 passou com sucesso pelo primeiro teste de corrida em alta velocidade antes do voo inaugural. O anúncio foi divulgado pela empresa nas suas redes sociais, indicando que a aeronave se aproxima do voo inaugural.
O Bayraktar TB3 é um drone de combate (UCAV) projetado para operações embarcadas em porta-aviões. Equipados com um sistema de asas dobráveis, carga útil de até 280 kg, e capacidade de operação em pistas curtas, o TB3 foi pensado para ser operado a partir do navio de assalto anfíbio TCG Anadolu da Marinha Turca. A versão naval do Bayraktar é maior que a versão convencional Bayraktar TB2, utilizada em operações terrestres.
Inicialmente o TCG Anadolu deveria acomodar um esquadrão de caças F-35B Lightning II, mas com o cancelamento do negócio com os caças americanos, a Marinha Turca alterou a missão do seu novo porta-aviões para receber unidades embarcadas de drones. O TB3 realizará missões de inteligência, reconhecimento, vigilância (ISR) e operações de assalto com armas inteligentes.
Estima-se que o design das asas dobráveis do TB3 permitirá que o TCG Anadolu hospede simultaneamente entre 30 e 50 drones. Este será o primeiro navio de guerra do mundo projetado para acomodar veículos aéreos de combate não tripulados.
A Baykar espera que o Bayraktar TB3 naval tenha o sucesso similar à versão convencional TB2, que já foi exportado para aproximadamente 28 países. Além do TB3, a empresa trabalhar no projeto do UCAV Kizilelma, um drone naval impulsionado por motor à jato, desenvolvido para missões ar-solo e ar-ar (saiba mais).
@FFO