EUA transfere munições para sistema de defesa aérea Iron Dome de Israel. O Pentágono transferiu para Israel o primeiro lote adicional de munições para municiar o sistema de defesa aérea “Iron Dome”, que executa a interceptação de foguetes lançados pelo Hamas. De acordo com um oficial de defesa dos EUA, as munições são parte do inventário dos Estados Unidos.
Os interceptadores Tamir são de propriedade americana, mas estavam armazenados em território israelense. Eles serão complementados por lotes adicionais movimentados de outros locais, com o objetivo de manter a capacidade de auto defesa de Israel, disse o funcionário sob anonimato.
As munições Tamir do Iron Dome são produzidos pela empresa israelense Rafael Advanced Defense Systems, e utilizam componentes fabricados pela americana RTX Corporation, sediada no Arizona.
A rápida transferência seguiu uma promessa do presidente Joe Biden ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, onde se comprometeu em enviar mais armamentos para Israel.
Para defender o país contra os milhares de foguetes lançados pelos terroristas do Hamas desde sábado (07/10), as Forças de Defesa de Israel (FDI) utilizaram boa parte do estoque de munições dos sistemas Iron Dome.
Uma bateria de mísseis com três ou quatro lançadores Iron Dome pode defender quase 60 milhas quadradas. Essas baterias são móveis e, de acordo com informações da Raytheon Technologies (atual RTX), em meados de 2021 Israel tinha cerca de dez delas implantadas em todo o país.
O analista de defesa do Centro de Estudos Estratégicos, Thomas Karako, disse que o atual cenário em Israel indica que o país necessita de “milhares” de mísseis Tamir para seu sistema Iron Dome, sendo que cada míssil custa entre US$ 40 mil e US$ 50 mil.
@FFO