Holanda enviará os MQ-9 Reapers para a defesa oriental da OTAN. A Holanda deverá estacionar três drones MQ-9 Reaper na Romênia para reforçar a defesa do flanco oriental da OTAN. Estes drones desarmados irão recolher de informações de inteligência, visando entender a atual situação ao longo da fronteira oriental da aliança.
A fronteira oriental da OTAN está prestes a receber uma camada adicional de segurança. A Ministra da Defesa da Holanda, Kajsa Ollongren, transmitiu recentemente esta decisão à Câmara dos Representantes, indicando que pela primeira vez os recém-adquiridos MQ-9A Reaper atuarão em missões ISR no território da OTAN.
Sua principal tarefa será de coletar informações, provavelmente na tarefa de IMINT (inteligência de imagens) e SIGINT (inteligência de sinais) atuando como um impedimento adicional contra ações hostis (russas), ao mesmo tempo que ajuda as forças da OTAN a manter uma imagem coerente da atividade em regiões fronteira sensíveis.
A implantação de MQ-9 Reapers não só aumentará a segurança do território da OTAN, mas também proporcionará à Defesa dos Países Baixos experiência em operações aliadas. Esta missão está prevista para durar pelo menos seis meses, possivelmente estendendo-a até um máximo de doze meses.
O envio dos MQ-9 Reapers do Esquadrão 306 da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) para a Romênia é o primeiro desdobramento desses sistemas pela Holanda fora de seus domínios, que mostra um papel cada vez mais significativo do país nas operações da OTAN.
O destacamento é composto por 135 militares. Aproximadamente 40 militares farão a manutenção dos MQ-9 na base aérea perto de Campia Turzii, na Romênia. Os restantes membros do destacamento ficarão estacionados na Base Aérea de Leeuwarden, onde irão gerir a operação dos MQ-9 e processar a informação que eles recolherem.
No dia 21 de agosto, a empresa americana General Atomics Aeronautical Systems, Inc. (GA-ASI) confirmou o pedido da Royal Netherlads Air Force (RNLAF) ou Força Aérea Real Holandesa de mais um lote de Sistemas Aéreos de Combate Não Tripulados (UCAS) MQ-9A Reaper Bloco 5. Com a nova compra, a frota passa para oito aeronaves, visto que outras quatro unidades foram recebidas a partir de 2021.
@CAS