Áustria aborta missão de resgate em Israel por pane no seu único C-130. A Força Aérea da Áustria (AAF) teve que abortar inesperadamente a missão de resgate dos cidadãos austríacos de Israel. Seu único C-130 Hércules disponível apresentou uma pane antes da decolagem nesta quarta-feira (11/10), forçando o governo a reservar assentos em voos comerciais.
O governo anunciou ontem que iniciaria as evacuações dos cidadãos austríacos para Chipre nesta quarta-feira, utilizando o seu C-130. De acordo com a Reuters, na manhã de hoje, enquanto a aeronave estava sendo preparara para a missão, foi detectada fumaça no compartimento de passageiros, o que levou ao cancelamento inesperado da missão.
À noite, quando ficou claro que o C-130 não poderia decolar, o Ministério das Relações Exteriores reservou 100 assentos em um voo da Israir Airlines para o aeroporto de Larnaca, no Chipre, onde deveria pousar às 21h00 (horário local).
O porta-voz do Ministério da Defesa, Michael Bauer, disse ao canal de TV Puls 24, que as outras duas aeronaves do mesmo modelo estão em manutenção, uma devendo estar pronta até março de 2024 e a outra até dezembro de 2024.
O fato levantou questões sobre as necessidades de uma evacuação humanitária, e ilustrou o estado em que se encontram as forças armadas da Áustria, um país neutro que há muito que reduziu seus investimentos em equipamentos militares. Conforme a Reuters, o atual governo liderado pelos conservadores diz que está começando a abordar a questão.
No mês passado a Áustria anunciou a compra de quatro novos Embraer C-390 Millennium, para modernizar sua frota de transporte. Atualmente, a AAF conta com três antigos Lockheed C-130K adquiridos usados da Royal air Force há alguns anos. A partir de 2030, os quatro novos Embraer C-390 irão equipar o Esquadrão de Transporte Aéreo, sediado na Base Aérea de Horsching.
@FFO