ISRAEL: Uruguai envia KC-130H para resgatar seus cidadãos em Tel Aviv. A Força Aérea Uruguaia (FAU) iniciou hoje (11/10) a sua primeira missão humanitária para trazer de volta ao país os cidadãos uruguaios que estão em Israel. Neste primeiro voo serão transportados 78 pessoas entre turistas, atletas e estudantes bolsistas, que estão incapacitados de deixar o país em meio a guerra.
No início da tarde desta quarta-feira, o KC-130H Hércules, matrícula FAU 594, decolou do Aeroporto Internacional Carrasco, em Montevidéu, com destino final ao Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv. A rota terá uma escala técnica para reabastecimento em Recife (PE) e uma parada em Madri, na Espanha, onde a tripulação uruguaia aguardará a autorização para seguir até Israel.
Esta é a primeira missão humanitária enviado pelo governo uruguaio à Israel, o qual afirma que se houver novas solicitações ou pedidos de repatriação, mais voos poderão ser implementados para Tel Aviv.
Atualmente o 594 é o único Hércules disponível na frota da FAU, uma vez que a outra aeronave (FAU 595), está em Portugal passando por uma revisão programada de grande porte. Quando o 595 estiver de volta ao Uruguai, em março de 2024, será a vez do 594 seguir para Portugal onde passará pelo mesmo processo.
Curiosamente, a missão do FAU 594 para Israel foi decidida de última hora, e precisou ser preparada às pressas, uma vez que a aeronave estava internamente configurada para transportar um helicóptero Bell 212 até Bukavu, na República Democrática do Congo, onde o Uruguai mantém uma Unidade de Aviação (URUAVU) à serviço da Missão Operacional de Paz (MONUSCO). A missão para o continente africano ocorrerá no final da próxima semana, quando o KC-130 retornar do Oriente Próximo.
Fonte: Javier Bonilla
@FFO