ISRAEL: IDF bombardeia sul do Líbano após ataque do Hezbollah. As Forças de Defesa de Israel (IDF) bombardearam posições no sul do Líbano nesta quarta-feira (11/10), em resposta a um novo ataque com foguetes do grupo Hezbollah contra alvos no território israelense. O Hezbollah alega que o ataque foi para vingar a morte dos seus membros em bombardeios israelenses no início desta semana, e promete respostas mais “decisivas” aos ataques em território libanês.
A IDF disse que os caças da Força Aérea Israelense atingiram uma posição do Hezbollah em um ataque aéreo depois que um posto militar na cidade de Arab al-Aramshe, foi alvo de disparos com munições antitanque na quarta-feira.
Uma fonte de militar libanesa disse à Reuters que o Hezbollah disparou dois mísseis de precisão contra Israel, que o grupo considera seu inimigo jurado.
Moradores da cidade de Rmeish, no sul do Líbano, relataram os ataques nas proximidades, e a fonte militar relatou que a artilharia israelense atingiu o ponto de lançamento de foguetes de Dhayra, posicionada em frente a cidade israelense de Arab al-Aramshe. A televisão libanesa local al-Jadeed mostrou imagens de nuvens de fumaça branca saindo de uma região em Dhayra.
Os libaneses que vivem nessas cidades dizem que a violência recente trouxe de volta memórias do Verão de 2006, quando o Hezbollah, apoiado pelo Irã, e Israel travaram uma guerra brutal que durou cerca de um mês.
O Hezbollah e a facção palestina Hamas reivindicaram ataques do Líbano na terça-feira. O Hezbollah disparou um míssil teleguiado contra um tanque israelense, postando um vídeo de sua destruição, e o Hamas disse que lançou uma salva de foguetes de Al-Koleilah contra Israel. O exército libanês disse que localizou a plataforma de onde os foguetes foram lançados em Al-Koleilah.
A eclosão da violência ao longo da fronteira ocorreu depois que os terroristas do Hamas lançaram um violento ataque contra Israel no fim de semana, o que desencadeou uma intensa ação da IDF contra posições em Gaza.
@FFO