VÍDEOS: helicópteros policiais do RJ são alvos de intensos disparos. Dois helicópteros, um da Polícia Civil do Rio de Janeiro e outro da Polícia Militar do Rio de Janeiro, foram atingidos por disparos de armas de fogo na manhã de ontem (09/10). O os fatos ocorreram durante uma operação conjunta das forças estaduais de segurança na capital carioca, e diversos vídeos foram gravados por moradores da região.
O Bell UH-1H Huey II da Polícia Civil, matrícula PR-FEC, foi o caso mais sério. Apesar de ser blindado, um tiro perfurou o tanque de combustível da aeronave, obrigando o piloto a fazer um pouso de emergência no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Um tripulante do helicóptero ficou ferido por estilhaços, mas sem gravidade.
Imagens do repórter cinematográfico Jadson Marques mostram o momento em que o helicóptero da polícia é atingido por disparados de traficantes no Rio @sbtrio pic.twitter.com/naXvwnc6Vh
— Diego Sangermano (@disangermano) October 9, 2023
“Nossa tripulação é extremamente técnica. Seguindo o protocolo, elas são obrigadas a pousar para avaliar o dano causado. [Neste momento] estão sendo avaliadas se voltarão a voar [ou não]”, informou o secretário da Polícia Civil, José Renato Torres.
O helicóptero da Polícia Militar (aparentemente um Esquilo), foi alvejado e teve um para-brisas quebrado, forçando o seu piloto a realizar um pouso não programado. Não há notícias de feridos nesta aeronave.
A grande operação envolveu cerca de mil homens para as comunidades da Maré, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus, em resposta à morte dos três médicos na Barra da Tijuca, na semana passada. As duas aeronaves foram alvejadas enquanto sobrevoavam a Vila Cruzeiro, e seus pilotos foram obrigados a realizar pousos não programados. Nenhum agente a bordo das aeronaves ficou ferido com gravidade.
Os agentes foram cumprir pelo menos 100 mandados de prisão nas comunidades da Maré, Penha e Cidade de Deus, comunidades dominadas pelo Comando Vermelho (CV), a maior facção do tráfico de drogas do estado. Um laboratório de refino de drogas e artefatos explosivos do tráfico foi localizado no Parque União, no Complexo da Maré.
@FFO
Cenas de guerra urbana no subúrbio do Rio de Janeiro na terça-feira (17/05). Um helicóptero Airbus EC-120 Colibri de uma empresa de táxi aéreo foi alvo de diversos disparos de armas de grosso calibre, enquanto cruzava sobre a Vila Cruzeiro, complexo da Penha, próximo a conhecida Igreja da Penha, na…
Em "Notícias"
O novo AW-119KX da PCRJ, pousando em Navegantes (SC), na última escala técnica antes de prosseguir para POA (Foto: Juliano Damásio). Está no Brasil o mais novo helicóptero da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ). O novo Leonardo AW-119Kx carioca, pousou na manhã…
Em "Notícias"
O novo helicóptero AW169 da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC/RJ), está em fase final de configuração nas instalações da AEROMOT, em Porto Alegre (RS). A aeronave, matrícula PS-APC #05 (c/n 69135), realizou um voo local de 45 minutos a partir do Aeroporto…
Em "Notícias"