Itália envia KC-767 para repatriar corpo de militar morto em acidente de trânsito no Ceará. O governo italiano enviou a Fortaleza, no Ceará, um avião da Aeronáutica Militare (AMI) para repatriar o corpo do Capitão-Tenente Médico Daniele Marino, tripulante do navio Amerigo Vespucci. O Oficial morreu em um acidente de trânsito no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, no sábado (07/10).
O KC-767A do 8° Esquadrão da AMI, matrícula MM62227/14-02, pousou no Aeroporto de Fortaleza na tarde de ontem (09/10), após cumprir o voo procedente diretamente da Base Aérea Pratica di Mare, situada nos arredores de Roma. O Cap-Ten Daniele (27 anos), era natural de Nápoles, no sul da Itália, e fazia parte da tripulação do navio Amerigo Vespucci, que está em missão no Brasil.
O Oficial da Marinha Italiana estava de carona na moto que se envolveu no acidente. O condutor morreu no local, enquanto Daniele foi socorrido com vida para uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os detalhes da circunstância do acidente ainda não foram formalmente esclarecidos, mas as imagens feitas por testemunhas mostram que a moto ficou caída às margens da estrada que liga Fortaleza à Caucaia.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que investiga o acidente de trânsito, que ocorreu na localidade de Garrote, área próxima a pontos turísticos de Caucaia, como a praia do Cumbuco e a Lagoa da Banana.
No dia do acidente, o navio Amerigo Vespucci foi aberto para visitação da população de Fortaleza, e no domingo ele partiria para o Rio de Janeiro. A viagem foi reprogramada até que o corpo do Oficial deixe o Ceará.
Construído em 1930, o veleiro Amerigo Vespucci atua desde junho de 1931 como navio-escola, sendo atualmente uma das mais antigas embarcações em operação na Marinha Militar Italiana. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o navio tem uma tripulação composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.
O navio iniciou sua viagem em 1º de julho deste ano, partindo do porto de Gênova, para onde deverá regressar somente em fevereiro de 2025, depois de passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.
Segundo o jornal italiano Corriere della Serra, o Cap-Ten Daniele deveria retornar ao seu país somente em novembro. Diversas autoridades italianas e brasileiras expressaram condolências aos familiares do jovem Oficial morto tragicamente. O KC-767 levando o corpo de Daniele deve decolar de Fortaleza nas próximas horas.
@FFO