ISRAEL: principais companhias aéreas cancelam voos para Tel Aviv. As principais companhias aéreas mundiais suspenderam seus voos para Israel depois que o país declarou guerra ao Hamas após os ataques terroristas de sábado (07/10). Desde então, muitos voos partindo ou chegando do Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, foram cancelados.
Nas últimas 48 horas, As Forças de Defesa de Israel atingiram mais de mil alvos em Gaza, enquanto militantes palestinos continuaram a disparar foguetes contra cidades israelenses. Mensagens divulgadas nas redes sociais mostram que os terroristas do Hamas tentam atingir o Aeroporto Internacional Ben Gurion, enquanto vídeos mostram nuvens de fumaça em áreas próximas do terminal.
As companhias aéreas American Airlines, United Airlines e Delta Air Lines suspenderam o serviço enquanto o Departamento de Estado dos EUA emite avisos aos seus cidadãos sobre o aumento da tensão e a agitação civil na região. A American suspendeu o serviço para Tel Aviv até a próxima semana. “Continuamos monitorando a situação com a segurança em mente e ajustaremos nossa operação conforme necessário”, disse American em comunicado.
A United disse que dois voos regulares saíram de Tel Aviv na noite de sábado e na manhã de doming, retirando passageiros, tripulantes e funcionários que estavam no aeroporto. A companhia aérea disse que seus voos para Tel Aviv permanecerão suspensos até que as condições melhorem.
A Delta disse que seus voos para Tel Aviv foram cancelados nesta semana. A companhia aérea disse que está monitorando a situação e fazendo ajustes na sua malha aérea para a região. A empresa disse que os clientes com voos cancelados ou que desejam alterar sua passagem de Tel Aviv devem entrar em contato através dos meios de comunicação da empresa para efetuar os ajustes.
As companhias aéreas da Europa e da Ásia também suspenderam os combates em meio às hostilidades, oferecendo reembolsos e dispensando taxas de remarcação para os passageiros.
A Air France disse que suspendeu os serviços para Tel Aviv “até novo aviso”, após coordenação com as autoridades francesas e israelenses. “A companhia monitora constantemente a situação geopolítica nas áreas servidas e sobrevoadas pelas suas aeronaves, a fim de garantir o mais alto nível de segurança de voo”, afirmou a Air France no seu site.
A alemã Lufthansa suspendeu seus voos de e para Tel Aviv até o próximo sábado (14), e disse que a decisão do grupo foi tomada devido ao desenvolvimento “ainda pouco claro da situação de segurança em Israel”. O Grupo Lufthansa inclui a Austrian Airlines, a Swiss e a Brussels Airlines, bem como a própria Lufthansa.
A Virgin Atlantic cancelou seu serviço entre Londres e Tel Aviv até quarta-feira (11/10). A companhia aérea Wizz Air, que voa para Israel a partir de Abu Dhabi e de mais de duas dúzias de aeroportos na Europa, disse que estava cancelando todos os voos de e para Tel Aviv “até novo aviso”.
A British Airways disse que continuará operando ema Israel nos próximos dias, mas “com horários de partida ajustados”. A transportadora holandesa KLM disse que está cancelando voos para Tel Aviv “até quarta-feira inclusive”.
A companhia aérea britânica EasyJet disse que devido à evolução da situação em Israel, decidiu pausar temporariamente as operações dos seus voos dos aeroportos de Londres Luton e Manchester para Tel Aviv.
A principal transportadora de Hong Kong, Cathay Pacific Airways, disse que tendo em conta a situação mais recente em Israel, estava cancelando os seus voos para Tel Aviv programados para terça e quinta-feira. “A segurança dos nossos passageiros e tripulantes é nossa principal prioridade. Continuaremos monitorando a situação de muito perto”, disse a companhia aérea em seu site.
Fonte: AP
@FFO