FOTOS: aviões de transporte operam em praia na Dinamarca. A Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF) realizou na semana passada o tradicional exercício de pousos com seus C-130H em uma pista improvisada na Ilha de Rømø, sudoeste do país. Participaram do treinamento deste ano um Airbus A400 da Alemanha e um C-130H da Holanda.
Com uma extensa faixa de areia sem obstáculos, a praia de Lakolk Strand, em Rømø, é uma das das mais propícias para operações de aeronaves na região. Por esse motivo, a RDAF e a OTAN organizam anualmente esse treinamento, com o objetivo de aprimorar as capacidades de pilotos, pessoal de suporte técnico, apoio logístico, segurança e controladores de voo tático, para operações em ambientes não tradicionais.
Neste ano as operações ocorreram entre os dias 03 e 05 de outubro, e contaram com a participação dos C-130H do Esquadrão 721 subordinado à Ala de Transporte da RDAF, sediada na Base Aérea de Aalborg, e de um Airbus A400 da Luftwaffe e um C-130H da Força Aérea Real Holandesa. Equipes de apoio da RDAF prepararam todo ambiente para possibilitar as operações.
O treinamento deste ano sofreu com as condições climáticas que não colaboraram para as operações. A grande quantidade de água acumulada na faixa de areia da praia e o forte vento cruzado não ofereceram condições favoráveis para os pousos completas. Foram realizadas apenas aproximações e toques-e-arremetidas na pista alagada.
De acordo com um Oficial da RDAF, por se tratar apenas de um treinamento, o Comando da Operação decidiu não expor os equipamentos às condições ambientais severas. Mas salientou que, em caso de necessidades reais, as aeronaves poderiam completar os pousos mesmo naquelas condições.
A Ilha de Rømø é muito popular entre os turistas, e o exercício aéreo é usado pelas autoridades locais para atrair mais visitantes. Moradores e turistas são informados sobre as regras de comportamento e segurança, bem como os locais que poderão ficar para apreciar e fotografar as atividades.
@FFO