Drone chinês Wing Loong II registrado pela primeira vez na ADIZ Taiwan. A Força Aérea do Exército Popular de Libertação da China (PLAAF) enviou um drone de combate (UCAV) Wing Loong II (designação GJ-2) para uma missão na Zona de Identificação de Defesa Aérea (ADIZ) de Taiwan. Esta foi a primeira vez que a Defesa Aérea da Ilha registraram este modelo de UCAV próximo do seu território.
Em operação na PLAAF desde 2018, a utilização do Wing Loong II no ADIZ Taiwan é considerada bastante incomum. Conforme o Ministério Nacional da Defesa de Taiwan (MND), o drone fabricado pelo conglomerado chinês AVIC (Aviation Industry Corporation of China), foi identificado no dia 03 de outubro voando no setor sudoeste da ADIZ de Taiwan, ao norte das Ilhas das Pratas.
A AVIC apresentou o Wing Loong II na Aviation Expo China 2015, como sendo uma versão aprimorada desenvolvida a partir do Wing Loong I. A versão mais moderna apresenta um design aerodinâmico otimizado, fuselagem aumentada, autonomia de 20 horas de voo, alcance de 1.500 km, velocidade máxima de 370 km/h e capacidade para até 400 kg de carga util.
Com capacidade de comunicação via satélite, incluindo transmissão de dados em tempo real, o Wing Loong II pode ser utilizado tanto em missões missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) ou de ataque ao solo. Possui seis cabides subalares que podem transportar pods com equipamentos de inteligência ou armamentos, como bombas ou mísseis.
A China exportou o UCAV Wing Loong II para diversos países, como Egito, Marrocos, Nigéria, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Embora não seja uma plataforma nova, especialistas avaliam que essa primeira aparição na ADIZ de Taiwan poderia estar testando uma nova capacidade ou sistema.
@FFO