Força Aérea Indiana recebeu o primeiro HAL Tejas biplace. A Hindustan Aeronautics Limited (HAL) entregou o primeiro treinador supersônico Tejas biplace (LCA-T Mk1) para a Força Aérea Indiana (IAF). O caça foi recebido em uma cerimônia realizada na tarde de 04 de outubro, nas instalações da fábrica no Aeroporto de Bangalore, sul do país.
A transferência o jato ocorre seis meses depois da primeira de produção, matrícula LT-5201, iniciou os testes em voo em abril de 2023 (saiba mais aqui). Este é o primeira de oito LCA-T Mk1 encomendados pela IAF, de um pedido que contém 40 jatos, sendo 32 LCA monoplaces (um assento) e oito LCA-T biplaces (dois assentos).
Atualmente a IAF opera o LCA Tejas no Esquadrão 45 “Flying Daggers” sediado na Base Aérea de Sulur e no Esquadrão 18 “Flying Bullets” de Srinagar AFB. Provavelmente os oito LCA-T Mk1 serão distribuídos igualmente entre esses dois Esquadrões, assumindo o papel de instrução avançada hoje desempenhado pelos britânicos BAe Hawk.
“Hoje é um dia importante e é um orgulho para mim aceitar a primeira aeronave LCA de dois lugares. Este dia ficará para a história como um dia verdadeiramente significativo que exemplifica a força da indústria de aviação indiana”, disse o Marechal Vivek Ram Chaudhari, Comandante da IAF, aos jornalistas presentes no evento.
Em 13 de janeiro de 2021, o Comitê do Gabinete de Segurança da Índia (CCS), chefiado pelo Primeiro-Ministro Narendra Modi, anunciou a assinatura de um contrato para a aquisição de 83 aeronaves de combate HAL Mk-1A Tejas (LCA) para a Força Aérea Indiana. O contrato no valor de US$ 6,24 bilhões, envolve 73 caças monoplace e 10 treinadores biplaces, que deverão compor quatro Esquadrões.
O Light Combat Aircraft (LCA) Mk-1A versão de combate de 4+ projetada, desenvolvida e fabricada localmente pela HAL. A aeronave desenvolvida para atender os requisitos operacionais da IAF, está equipada com modernos sistemas como radar Active Eletronicically Scanned Array (AESA), capacidade para mísseis Beyond Visual Range (BVR), suite de Electronic Warfare (EW) e sistema para reabastecimento em voo.
Assim como a versão monoplace, o supersônico LCA-T é impulsionado por um motor GE F404 equipado com o sistema Full Authority Digital Engine Control (FADEC), que lhe confere velocidade máxima de Mach 1.8 (aproximadamente 2.200 km/h).
O segundo jato Tejas biplace, matrícula LT-5202, está em fase de testes pré-entrega, o que deverá ocorrer no futuro próximo.
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