Suécia vai atualizar motores Volvo RM12 dos seus Saab Gripen C/D. A Administração Equipamentos de Defesa do governo da Suécia (FMV) concedeu à GKN Aerospace um contrato de atualização dos motores que equipam os caças Saab JAS 39 Gripen C/D da Força Aérea Sueca (SwAF). O anuncio foi feito hoje (03/10) pela GKN Aerospace, a qual informou que a atualização dos motores será implementada em conjunto com a FMV, Saab e General Electric.
O contrato de 2 milhões de libras esterlinas tem como objetivo melhorar o desempenho e reduzir os custos de ciclo de vida dos motores. Essa fase é a última parte de um projeto que GKN Aerospace vem conduzindo desde 2019. “Além de aprimorar os principais componentes do motor, o trabalho de desenvolvimento também envolve a atualização do software do motor no sistema da aeronave”, disse a GKN em comunicado.
A GKN Aerospace atualmente possui o certificado de tipo para os motores Volvo Aero RM12 que equipam os caças Gripen C/D, desenvolvidos sob licença a partir do turbofan General Electric (GE) F404. As modificações e os testes em voo serão realizados nas instalações da GKN Aerospace em Trollhättan, na Suécia.
O projeto também fortalecerá a capacidade sueca para fornecer suporte de motores aeronáuticos, e servirá como base para continuar seus trabalhos nos motores RM16, que equipam as mais recentes versões do Gripen E/F.
“Estamos extremamente orgulhosos de contribuir para o fortalecimento das capacidades de defesa suecas. -sistemas de motores para aviões de combate para o futuro”, disse Stefan Oscarsson, vice-presidente de negócios com o governo da GKN Aerospace Engine.
De acordo com Janes World Air Forces , a Força Aérea Sueca possui uma frota com 73 Gripen C (monoplace) e 48 Gripen D (biplace), todos equipados com motores Volvo RM12.
@FFO