Acidente fatal com monomotor T-90 Calima da Força Aérea Colombiana. Uma aeronave de treinamento T-90C Calima da Força Aeroespacial da Colômbia (FAC) caiu hoje (03/10) no centro da cidade de Cali, oeste do país, causando a morte do piloto-instrutor e ferindo gravemente o aluno-cadete.
De acordo com as informações, a aeronave da Escola de Aviação Militar (EMAVI), matrícula FAC-2448, estava em missão de treinamento de rotina com dois tripulantes a bordo, quando caiu por volta das 7h15 (horário local), na Rua 26 no centro de Cali. Após a queda, se iniciou um incêndio que populares tentaram extinguir até a chegada dos bombeiros.
O Comando da Força Aeroespacial Colombiana confirmou a morte do piloto-instrutor Capitão Hanner David Sánchez Mora. O Cadete Juan David Díaz Solano foi resgatado pelos socorristas e transferido imediatamente para um hospital, sem detalhar seu estado de saúde. As imagens divulgadas nas redes sociais mostram que o sobrevivente foi retirado bastante ferido da aeronave, depois que os bombeiros extinguiram as chamas.
No final da década de 2000 a FAC encomendou 25 monomotores T-90 Calima para substituir os envelhecidos Beechcraft T-34 Mentor na Escola de Aviação Militar (EMAVI), baseada em Cali.
O T-90 Calima é um monomotor de instrução básica militar, desenvolvido a partir da aeronave civil Lancair Legacy FG (Fixed Gear), através de uma parceria entre a estatal Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana (CIAC) e a fabricante americana Lancair, sediada em Redmond, no Oregon (EUA). As aeronaves foram adaptadas de acordo com as especificações da FAC e montadas localmente, com a última unidade recebida em 2014.
@FFO