O primeiro de três novos helicópteros Bell 407GXi comprados para a Força Aérea Argentina (FAA) foi visto nesta semana na fábrica canadense em fase pré-entrega. Ele faz parte de um lote de seis novas aeronaves adquiridas pelo governo e que serão divididas igualmente entre a FAA e o Exército Argentino.
As imagens do novo Bell 407GXi da FAA mostram que ele ostenta a pintura completa no esquema cinza e laranja similar aos helicópteros antárticos argentinos (Mi-171E), as marcas da IV Brigada Aérea, a futura matrícula militar H-111 e a matrícula provisória civil da fábrica canadense C-GHFP.
Apesar da pintura antártica, a FAA pretende utilizar o novo helicóptero principalmente em missões de busca e resgate em regiões de altas montanhas, em substituição aos envelhecidos Aerospatiale SA-315B Lama, atualmente em operação na IV Brigada Aérea de Mendoza.
A assinatura do contrato entre a Bell Textron Canadá e a Argentina ocorreu em maio deste ano, em uma negociação do tipo “G2G” (Governo-para-Governo) firmada entre o Ministério da Defesa da Argentina e o Canadian Commercial Corporation (CCC).
Espera-se que as próximas duas aeronaves sejam entregues em 2024 para o Exército Argentino, seguidas de outras duas para a FAA e, finalmente, a última seguindo para o Comando de Aviação do Exército.
@FFO