Leonardo entrega último NH-90 e simulador a Marinha Italiana. A Marina Militare Italiana (MMI) alcançou um importante marco no aprimoramento nas capacidades de sua aviação naval, ao concluir o recebimento de seus helicópteros NHI NH90, combinada com a inauguração do centro de simulação dedicado as tripulações do NH-90.
O evento realizado na sexta-feira, dia 29/09, na Base da Marinha Italiana em Luni-La Spezia foi duplo. Ele foi dedicado a entrega da 46ª aeronave SH-90A ASW/ASuW, montada nas instalações da Leonardo em Veneza Tessera e também a inauguração do Full Crew Simulation Training Centre.
O último SH-90A é o MM81622/3-47 que vai operar no 5° Grupo Elicotteri (5º Grupo de Helicópteros), que opera os SH-90A e os MH-90A na base de Sarzana (LIQW) Luni-La Spezia.
Além dos 46 SH-90A, a Marina Militare opera outros 10 MH-90A, otimizados para tarefas de transporte tático e operações especiais, fechando uma frota total de 56 NH-90 em serviço, com esta que é um das principais operadoras deste helicóptero que possui mais de 500 unidades produzidas nas versões NH90 NFH (NATO Frigate Helicopter) e TTH (Tactical Transport Helicopter).
O primeiro NH90 da Marinha Italiana foi entregue em 2011. Desde então, toda a frota registrou mais de 35.000 horas de voo em várias operações na Itália e internacionalmente.
A conclusão das entregas ocorre no mesmo dia da inauguração do Centro de Treinamento de Simulação de Tripulações. Ele é um Simulador de Voo Completo Nível D, dedicado do tipo MR1 (portanto, representa o mais recente padrão aviônicos), totalmente desenvolvido pela Leonardo e adaptado às necessidades da Marinha Italiana.
O novo ambiente de simulação permite que as tripulações SH-90 e MH-90 (incluindo pilotos e pessoal especializado) sejam treinados com o mais alto nível de fidelidade e precisão. No simulador, 1 hora de simulação é igual a 1 hora real de voo em qualquer tipo de cenário operacional.
O sistema é aberto, com a possibilidade de ser vinculado a outros ativos de simulação para treinamento em rede em vários domínios. Além disso, o Centro de Simulação irá prestar serviços de treinamento para tripulações do NH-90 de outros países.
“A conclusão das entregas do NH-90 e a entrega deste ambiente de simulação único marca um grande passo em frente, o que reforça ainda mais a nossa longa estabeleceu parceria com a Marinha Italiana. Quero agradecer a todo o pessoal da Marinha e da indústria que fez esses resultados possíveis. Esperamos agora continuar esta colaboração com a Marinha Italiana no sentido de novos objetivos importantes e aprimoramento de capacidade para atender aos requisitos em evolução” — Gian Piero Cutillo, MD da Leonardo Helicopters.
@CAS