Mais T-6 Texan II para o Vietnã. No último dia 30 de agosto, a Textron Aviation Defense LLc, Wichita (KS) recebeu uma modificação de contra no valor de US$ 31 milhões para ampliar o contrato anteriormente concedido para o Programa T-6C — Tranche 2 do Governo do Vietnã.
Esta modificação prevê a aquisição de apoio e fornecimento de mais três aeronaves de treinamento T-6C Texan II para Không quân Nhân dân Việt Nam (VPAF) ou Força Aérea Popular do Vietnã. O contrato original (Tranche 1) também incluiu um pedido de três aeronaves.
No início de junho de 2021, o governo dos Estados Unidos aprovaram a venda um número então não confirmado de treinadores Beechcraft T-6 Texan II para a República Socialista do Vietnã.
De acordo com informações da Brigadeira General Sarah Russ, da Força Aérea do Pacífico dos EUA (PACAF), Base Conjunta de Pearl Harbor-Hickam, Havaí, que visitou a Expo Internacional de Defesa do Vietnã em dezembro do ano passado, os EUA fornecerão até doze treinadores Texan II durante o período de 2024 – 2027.
As três primeiras aeronaves serão entregues no primeiro trimestre de 2024, as próximas três até o final de 2024 e as restantes até 2027, sendo que estas seis serão alvo de um novo contrato. O Texan II substituirá a antiga aeronave de treinamento primário Yakovlev Yak-52 do VPAF.
A venda dos T-6C faz parte de uma aproximação dos EUA com o Vietnã, visando ter a antiga nação inimiga como aliada na região do indo-pacífico contra a expansão chinesa. Além dos T-6, os EUA estão conversando sob a possibilidade de equipar a VPAF com caças Lockheed Martin F-16V novos de fábrica ou uma versão usada elevada ao padrão Block 70/72.
@CAS