US Navy irá converter dois UAV MQ-4C Triton para versão SIGINT. A US Navy encomendou a Northrop Grumman a atualização de dois veículos aéreos não tripulados (UAV) de longo alcance MQ-4C Triton para adquirirem a capacidade SIGINT (inteligência de sinais).
A ideia da US Navy é equiparar os dois MQ-4C com a mesma capacidade de SIGINT dos Lockheed Martin EP-3 Aries II da US Navy. O contrato está avaliado em US$ 83,1 milhões e inclui a modificação de um lote de 69 aeronave já encomendadas.
Estas duas aeronaves MQ-4C SIGINT são destinadas à Marinha americana e ao Governo da Austrália (RAAF). A RAAF encomendou quatro MQ-4C. Em 2020, a ADF concordou em adquirir três sistemas Triton adicionais, enquanto os EUA adquiriram 68 unidades. Este ano o ADF encomendou seu quatro MQ-4C, justamente o que será modificado para SIGINT. O primeiro Triton australiano será entregue em 2024.
O MQ-4C Triton, construído pela Northrop Grumman Aeronautics, é uma versão de patrulha marítima do UAV de reconhecimento de longo alcance Northrop Grumman RQ-4 Global Hawk. O Triton fornece missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) em tempo real sobre vastos oceanos e regiões costeiras.
O projeto Triton IFC 4.0 visa atualizar o UAV com uma capacidade de multiinteligência que incluem SIGINT, de modo que os UAVs Triton IFC 4.0 possam substituir a frota de aeronaves EP-3 da US Navy. Os EP-3 são baseadas na fuselagem do Lockheed Martin P-3 Orion. A US Navy opera apenas um esquadrão de EP-3, baseado na Estação Aérea Naval de Whidbey Island, Washington. Esta unidade irá trocar os EP-3 pelo MQ-4 IFC 4.0.
Neste contrato, a Northrop Grumman fará o trabalho em Palmdale e San Diego, Califórnia; Chantilly, Virgínia; Hauppauge, NY; Waco, Texas; Linthicum, Maryland; e em outras localidades dos EUA. Ele deve ser concluído até junho de 2026.
@CAS