DECEA realiza capacitação de Controladores de Voo da República Dominicana. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou entre os dias 04 e 29 de setembro, um programa de capacitação e cooperação técnica de 25 controladores de voo do Instituto Dominicano da Aviação Civil (IDAC) na República Dominicana.
Coordenados pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), foram ministrados os cursos de Capacidade de Setor ATC (ATM044) e de Capacidade do Sistema de Pistas (ATM045).
Os especialistas brasileiros apresentaram a metodologia de cálculos e efetuaram, em conjunto com os alunos, as medições das capacidades de setores do espaço aéreo Dominicano e dos aeroportos Internacionais Las Américas (Santo Domingo) e Punta Cana.
A parte teórica foi ministrada nas dependências da Academia Superior de Ciência Aeronáuticas (ASCA), enquanto a parte prática de coletas in loco se deu no IDAC, onde estão localizados os Centros de Controles de Área e de Aproximação, bem como nas torres dos aeroportos.
“A oportunidade de contribuir com o desenvolvimento do Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), capacitando os profissionais de outros países e compartilhando com eles a metodologia desenvolvida pelo Brasil e a maneira que empregamos o conceito em nosso espaço aéreo enfatiza a qualidade do serviço que prestamos e nos coloca como uma referência para muitos países”, destacou o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos.
Todos os alunos concluíram, de forma satisfatória, os processos de avaliações teóricas e práticas previstos nos programas de instruções e estão aptos a realizarem novas medições e análises que objetivem melhorias de performance e incremento de capacidade operacional.
O CGNA é a unidade subordinada ao DECEA que tem por finalidade permitir, a partir das intenções de voo, a harmonização do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea.
Fonte: DECEA
@FFO