A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) recebeu no último dia 26 de julho de 2020, seu quarto Northrop Grumman RQ-4D Phoenix, destinado à sua Força Conjunta de Vigilância Terrestre (AGS – Alliance Ground Surveillance), sediada em Sigonella na Itália.
A aeronave não tripulada UAS (Unmanned Aircraft System), do tipo HALE (High-Altitude, Long-Endurance), realizou um longo voo de translado Edwards AFB, na Califórnia/Estado Unidos, até a Base Aérea da OTAN em Sigonella, na Ilha da Sicília, sul da Itália. O UAS – serial CSXAV-SA-0017, decolou no final da tarde do dia anterior, e chegou ao destino no dia seguinte, depois de voar 22 horas, sem escalas ou reabastecimentos.
Pré-visualizar em nova aba(abrir em uma nova aba)
Foi o segundo RQ-4D recebido pela AGS em menos de duas semanas, que agora conta com uma frota de quatro aeronaves. O contrato da Agência de Gerenciamento e Vigilância Terrestre Conjunta da OTAN (NAGSMA – NATO Alliance Ground Surveillance Management Agency) com o fabricante Northrop Grumman prevê um total de cinco aeronaves.
O comandante da AGS Force da OTAN, Brig Gen Houston Cantwell, disse:
“A chegada desta quarta aeronave, amplia a nossa capacidade e nos dá maior redundância e flexibilidade. A AGS Force da OTAN segue no seu projeto de se tornar peça chave na região, fornecendo alertas e indicações para os membros da aliança.”
Assim como ocorreu nas três entregas anteriores, o ferry-flight intercontinental foi conduzido pelos pilotos da Northrop Grumman, a partir das instalações da OTAN em Sigonella. A partir de agora, a AGS e as autoridades aeronáuticas italianas providenciarão a regularização da documentação da aeronave, afim de proceder com a entrega oficial para a OTAN.
O RQ-4D Phoenix da OTAN foi desenvolvido pela Northrop Grumman a partir do UAS HALE RQ-4 Global Hawk, para cumprir missões de reconhecimento, vigilância e inteligência (ISR – Intelligence, Surveillance e Reconnaissance). Além da OTAN, a JASDF (Japan Air Self-Defense Force) encomendou três exemplares do RQ-4D Phoenix.
Existem outras versões baseadas no RQ-4 em operação na USAF e na ROKAF (Republic of Korea Air Force). A US Navy utiliza uma variante naval designada MQ-4C Triton, que será empregada também pela RAAF (Royal Australian Air Force) a partir de 2023.
@FFO