FAB prepara SC-105 Amazonas para testes de REVO. O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB), estão gerenciando a Operação Tererê, que ocorre entre 11/09 e 06/10 na Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ). O objetivo é realizar ensaios do sistema de Reabastecimento em Voo (REVO) da aeronave KC-390 Millennium para a aeronave SC-105 Amazonas.
A missão implica compreender profundamente o comportamento da aeronave SC-105 (designação militar FAB para o Airbus C295 Persuader) quando exposto à esteira de turbulência de um jato. Para tanto, será adotada a técnica de “aproximação gradual”, iniciando os ensaios em voo com o turboélice KC-130M Hércules, que gera efeitos de esteira menores.
Instrumentação
A instrumentação é uma atividade preparatória para a operação de ensaio em voo e visa a instalação de sistemas para coleta de informações de interesse da FAB. A preparação desde deslocamento, verificação de compatibilidade, instalação e teste dos equipamentos, totalizou uma jornada de seis semanas. Os sensores instalados se interligam aos sistemas da aeronave, a fim de coletar informações de relevância que possam afetar os comandos em voo.
Aproveitando-se da missão, diversas inovações estão sendo implementadas pelo IPEV em sua Instrumentação de Ensaios, entre elas a derivação de parâmetros de barramento Arinc 429, que representa um avanço significativo na manipulação e análise de dados e a instalação de extensômetros para registrar esforços estruturais em diversos pontos da aeronave. A coordenação e supervisão dessa implementação ficaram a cargo do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Além disso, está sendo introduzida a arquitetura Master-Slave, que coordena e controla a comunicação entre múltiplos Sistemas de Aquisição de Dados, marcando a trajetória do IPEV rumo à excelência técnica.
Inovações
Duas inovações históricas destacam-se, ainda, na Operação: a estreia da medição das forças aplicadas pelos pilotos em comandos do tipo yoke (coluna semicircular que o piloto deve mover para controlar a aeronave, manche específico para aeronaves de transporte), prometendo dados valiosos para toda a indústria aeronáutica nacional, e o lançamento de um aplicativo para visualização de dados em tempo real.
“O aplicativo promete revolucionar a forma como os dados são visualizados e interpretados, melhorando significativamente a consciência situacional e a segurança de voo durante a operação”, comenta o Sargento Especialista em Eletrônica André Lourenço da Silva, da Seção de Operações de Instrumentação.
O Chefe da Engenharia de Instrumentação e da Seção de Operações de Instrumentação, Capitão Engenheiro Túlio Araújo de Medeiros Brito, enfatizou a destacada atuação do IPEV na instalação independente dos extensômetros, evidenciando o investimento da Força Aérea Brasileira (FAB) na capacitação de seus técnicos militares e civis.
“Este progresso denota uma era de mais autonomia tecnológica, beneficiando diretamente o Brasil. O compromisso contínuo do IPEV com a vanguarda da inovação e a busca pela excelência e rigor científico são reafirmados por meio desses avanços, com uma perspectiva otimista para futuros desenvolvimentos revolucionários baseados na rica experiência e expertise técnica acumulada nos Ensaios em Voo”, concluiu o Capitão.
Fonte: FAB
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