Saab presenta o 1º Saab 340 da Força Aérea Polonesa. Em uma cerimônia recente realizada em Linköping hoje (29/09), a Saab apresentou a primeira aeronave Saab 340 Erieye Airborne Early Warning (AEW) ao seu mais novo cliente: a Força Aérea Polonesa.
A apresentação ocorre apenas dois meses após o pedido de compra da Polônia de duas destas aeronaves Saab 340 AEW. As novas aeronaves visam reforçar a segurança nacional e a integridade territorial das Forças Armadas da Polônia.
A notável velocidade deste projeto é creditada à cooperação sinérgica entre a Saab e as Forças Armadas Polacas. Além disso, a linha de produção AEW da Saab desempenhou um papel fundamental na velocidade do projeto.
Expressando o seu orgulho por este marco significativo, Carl-Johan Bergholm, que lidera a área de negócios de Vigilância da Saab, disse: “Estamos honrados em aumentar a capacidade de defesa da Polônia e estamos a acelerar os nossos passos no sentido de entregar este sistema de alerta aéreo antecipado às Forças Armadas Polacas”.
O Saab 340 AEW fornece uma visão geral situacional abrangente que pode ser utilizada para diversas tarefas militares e civis. Isto inclui vigilância aérea, e operações de resgate. A Polônia celebrou um acordo para a compra das aeronaves no final de junho deste ano. A Força Aérea Polaca indicou um cronograma para a aquisição de duas aeronaves Saab 340 Erieye, com entrega prevista para o início de 2024. Eles foram matriculados 3401 e 3402.
Dado que a Polónia não possui atualmente uma instalação aérea AEW, dependedo dos Boeing E-3A da OTAN (NAEWF), a futura chegada dos Saab 340 dará uma nova capacidade, ainda mais em tempos de tensão fronteiriça face à guerra na Ucrânia.
@CAS