Luftwaffe vendeu um Airbus A340 para comprador nos EUA. Recentemente a Luftwaffe decidiu antecipar a aposentadoria dos seus dois Airbus A340-300, depois de recorrentes problemas mecânicos em missões de transporte de autoridades. As aeronaves com mais de 20 anos, serviam ao alto escalão do país e foram substituídos por novos Airbus A350-900.
O motivo que desencadeou a antecipação da retirada dos A340 ocorreu no mês de agosto, quando a Ministra das Relações Exteriores do país foi obrigada a cancelar uma viagem para a Austrália. O seu A340 sofreu duas panes repetidas de recolhimento de flaps durante uma escala técnica para reabastecimento no Oriente Médio (mais detalhes aqui).
Desde então, os dois A340-300 matrículas 16+01 “Konrad Adenauer ” e 16+02 “Theodor Heuss” foram enviados para armazenamento no Aeroporto de Hamburgo, onde estão as instalações da Lufthansa Technik, responsável pela manutenção dos jatos.
Recentemente o 16+02 foi vendido para uma empresa nos Estados Unidos. Na segunda-feira (25/09), ele foi transladado para o Aeroporto de Colônia/Bonn. Dois dias depois (27/09) ele foi visto realizando o voo “GAF 896” com destino ao Aeroporto Washington-Dulles, nos EUA, e de lá para Roswell, no estado do Novo México (EUA).
A empresa estatal alemã Vebeg GmbH, responsável pela venda dos bens do governo federal, teria negociado o 16+02 com uma empresa norte-americana, entretanto, não foram divulgados detalhes e nem mesmo o nome do novo proprietário do A340.
De acordo com uma fonte militar da Luftwaffe ouvida pelo portal alemão AeroTelegraph, o outro A340, matrícula 16+01, será mantido no país por mais algum tempo, e seu descomissionamento está previsto para 2024. “Estão sendo decididos os detalhes para a desativação”, disse.
@FFO