VÍDEO: “Hércules de Gelo” – 40 anos do primeiro pouso do C-130 da FAB na Antártica. O Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo recentemente celebrou o 40º aniversário do primeiro pouso da aeronave C-130 Hércules no continente Antártico. Uma cerimônia foi realizada na Base Aérea do Galeão (RJ) em 14/09, e contou com a presença do Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Júnior, representantes da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da Estação de Apoio Antártico no Rio de Janeiro (ESANTAR-RJ), entre outras autoridades.
Em seu discurso, o Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, ressaltou a importância histórica da missão Antártica. “Um valoroso legado deixado por todos os nossos ex-integrantes de senso de dever, de cumprimento da missão, independente da complexidade da Operação”, declarou o Oficial.
Foram homenageados o Suboficial Aureliano de Araujo Barcellar Neto, pioneiro do primeiro pouso, e outros seis ex-tripulantes antárticos por sua dedicação e comprometimento com a missão. Também foram homenageados a SECIRM (Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar), o PROANTAR (Programa Antártico Brasileiro) e a ESANTAR-RJ (Estação de Apoio Antártico do Rio de Janeiro), pelo apoio prestado na Antártida.
Após as entregas das condecorações, foi realizada a exibição do documentário “Hércules de Gelo”, retratando os 40 anos do primeiro pouso da aeronave C-130 na Antártica por meio de relatos dos pioneiros da Marinha e da Aeronáutica, bem como depoimentos de autoridades e tripulantes (assista a seguir ou no Canal do DECEA no Youtube).
Saiba mais
Durante as últimas quatro décadas, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1°GT) – Esquadrão Gordo, tem desempenhado um papel vital no apoio ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), uma missão que une ciência, exploração e compromisso nacional. Em um marco histórico, no dia 23 de agosto, o Esquadrão Gordo completou 40 anos de operações em apoio ao PROANTAR, um compromisso que evidencia a dedicação do país à pesquisa científica e à preservação do continente antártico.
Fonte: FAB
@FFO