A Agência de Compras das Forças Armadas Peruana (ACFFAA) assinou um contrato adicional com a Enstrom Helicopters, no valor aproximado de US$ 2,3 milhões, para aquisição de mais dois helicópteros de treinamento F-280FX Shark, para a Escola de Formação de Pilotos da FAP (EFOPI – Escuela de Formación de Pilotos).
Em junho de 2019, a EFOPI adquiriu diretamente da Enstrom um lote inicial de F-280FX, com a entrega da primeira unidade programada para a metade deste ano. Por conta da pandemia do Coronavírus, as entregas foram postergadas. Segundo informações, a FAP pretende adquirir oito F-280FX, sendo as duas unidades compradas agora, uma complementação do pedido inicial, o que elevará para 10 o número final de helicópteros.
Recentemente a Enstrom Helicopters publicou um vídeo nas suas redes sociais, mostrando um helicóptero peruano com a pintura branco e laranja, padrão das aeronaves de instrução. As imagens foram feitas na sede da empresa, em Menominee–arinette Twin County, Michigan, nos Estados Unidos, durante um voo de experiências, onde a aeronave ostentava simultaneamente as matrículas de testes civil e militar (N881QX e FAP 671).
A Força Aérea do Peru planeja substituir os seus helicópteros de instrução básica e avançada, pelos novos Enstrom F-280FX Shark. Atualmente a frota está composta por obsoletos Schweizer (Sikorsky/Lockheed Martin) S-300C, que estão comissionados na Escola de Formação de Pilotos, na Base Aérea “Capitão FAP Renan Elías Olivera”, em Pisco.
O Enstrom F-280FX Shark é um helicóptero leve, para três tripulantes, peso vazio de 757 kg e carga útil de 422 kg. Possui 8,75 m de comprimento, 2,7 4 m de altura e 9,75 m de diâmetro do rotor principal. É impulsionado por um motor convencional Lycoming HI0-360-F1AD de 225 HP, que proporciona uma velocidade máxima de 188 km/h e de cruzeiro de 164 km/h. O teto de serviço é de 3.658 m e o alcance de 420 km.
@FFO