Três militares morrem em acidente com AW139 Aeronaval do Panamá. Três militares do Serviço Nacional Aeronaval do Panamá (SENAN) morreram em recente a com um helicóptero Leonardo AW139M. A aeronave, matrícula AN-141, caiu em 10/09 na serra de Coclesito, próximo à comunidade de La Sancona, província de Coclé.
Os tripulantes, Capitão Javier Hinestroza (piloto), Major Félix Barrera (copiloto) e Primeiro Cabo Héctor Atencio (técnico) realizavam uma missão de transporte de pessoal e cargas entre Estações Aéreas Navais na costa caribenha do país.
A última comunicação da tripulação com a estação de controle de voo local foi às 11h30 de domingo (10/9), quando voava de Punta Rincón, região do Caribe, para Santiago de Veraguas, província de Veraguas, noroeste do país.
Após 48 horas de intensas buscas pelo local do acidente, as equipes do Departamento de Busca e Resgate (SAR) e das Forças Especiais localizaram os destroços e os corpos dos militares na tarde de terça-feira (12/09).
A operação de resgate envolveu mais de 45 socorristas de diversas forças de segurança, aeronaves do SENAN, com o apoio extra de uma equipe de militares e de um helicóptero CH-47 Chinook e um UH-60 Black Hawk da Força Tarefa Bravo (JTF Bravo) do Exército dos Estados Unidos. Desta forma foi possível chegar ao local do acidente utilizando equipamentos especiais de descida em montanha.
Além dos militares falecidos, as equipes de resgate recuperaram a “caixa preta” do AW139M AN-141, que servirá para os investigadores analisar o cenário e as possíveis causas do trágico acidente.
@FFO