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Está quase finalizada modernização do primeiro Embraer E-99M da FAB

29 de julho de 2020
Primeiro R-99M do 2°/6° GAV sendo finalizado (Foto: Tenente-Coronel Marcones/COPAC).

Na última sexta-feira, dia 24 de julho, a Embraer Defesa e Segurança conclui o processo de pintura do E-99M FAB 6702 nas instalações de São José dos Campos, São Paulo/SP. A aeronave está na fase final do Projeto de Modernização, e será a primeira entregue para a Força Aérea Brasileira (FAB). A conclusão dessa etapa é um marco para o projeto e confirma mais um passo na direção da atualização tecnológica destes vetores.

O projeto E-99M foi iniciado em 2012 é conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) junto à Embraer e fornecedores internacionais, como a SAAB, Aeroelectronica International (AELI) e Rohde & Schwarz. Além do processo de modernização e atualização dos sistemas de missão e subsistemas relacionados, o projeto também possui acordos de transferência de tecnologia que possibilitarão avanços tecnológicos na área de defesa da indústria brasileira.

Equipe da Embraer aplicando a bolacha do Esquadrão Guardião (Foto: Tenente-Coronel Marcones/COPAC).

Vale lembrar que esta mesma aeronave – FAB 6702, que foi a primeira recolhida para modernização, foi entregue em uma configuração intermediária para atender às necessidades de segurança da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas Rio 2016. Esta aeronave permaneceu no 2°/6° GAV “Esquadrão Guardião” até 4 de outubro de 2018, quando retornou para a Embraer para complementar e finalizar a atualização.

O Gerente do projeto, Tenente-Coronel Aviador Fabio Pires Vieira, esclareceu a importância da conclusão de mais uma etapa do projeto.

“A conclusão dessa etapa é um indicativo importante de que, apesar de todas as adversidades enfrentadas em função das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a entrega da aeronave para emprego operacional ocorrerá este ano, conforme planejado”, afirmou.

O emprego das aeronaves AEW&C é indispensável em um cenário de operações aéreas, em face da flexibilidade de posicionamento da aeronave juntamente com a capacidade do detecção de tráfegos à baixa altura, permitindo realizar a cobertura radar das áreas de interesse do Comando da Aeronáutica (COMAER), além do controle das aeronaves, independentemente da estrutura de Comando e Controle existente no solo.

Detalhes do novo R-99 (Foto: Tenente-Coronel Marcones/COPAC).

A modernização dos sensores aeroembarcados da aeronave E-99M permitirá à Força Aérea Brasileira ampliar a sua capacidade de execução de missões de Controle e Alarme em Voo, Reconhecimento Eletrônico, dentre outras.

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