Força Aérea Russa recebeu o oitavo Beriev A-50U modernizado. A Força Aeroespacial da Rússia (RF VKS) recebeu mais um Beriev A-50U de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) modernizada pelo grupo Rostec State Corporation. A entrega foi realizada pelas empresas Roselektronika e United Aircraft Corporation (UAC), parte do grupo Rostec, responsáveis pela atualização do A-50U, código OTAN “Mainstay”.
“O A-50U é capaz de rastrear simultaneamente um maior número de alvos do que seu antecessor. Os equipamentos mais modernos reduzem o peso da aeronave e aumentam o alcance de voo para a execução de missões de combate”, disse a Rostec em comunicado à imprensa.
Desenvolvido na plataforma do avião de transporte Ilyushin Il-76, e equipado com o característico radar externo no rotodome sobre a fuselagem, o A-50U é a versão mais recente versão do vetor AEW&C da RF VKS. A aeronave altamente modificada agora possui uma suíte de modernos equipamentos eletrônicos mais leves, eficientes e com maior capacidade de missão.
Com a modernização do sistema de radar, o A-50U tem a capacidade de detectar alvos aéreos a cerca de 650 quilômetros de distância, e terrestres a aproximadamente 300 quilômetros. Além disso, ele pode detectar novos tipos de aeronaves, bem como rastrear até 300 alvos terrestres e 40 alvos aéreos simultaneamente.
Além disso, as estações de trabalho dos operadores foram aprimoradas com a instalação de novos monitores LCD de grandes dimensões e alta resolução, aumentando a eficiência do sistema de rastreio. Novos aviônicos, um moderno sistema de navegação e melhorias na ergonomia interna reduzem o trabalho e desgaste dos tripulantes táticos.
Desde 2011 a Rostec já modernizou e entregou para a RF VKS oito Beriev A-50U, sendo: 2011 (uma aeornave), 2014 (02), 2017 (01), 2018 (01), 2019 (01), 2022 (01) e 2023 (01).
“O sistema aéreo de radar de longo alcance A-50U é uma aeronave crucial para as operações de combate modernas. O novo equipamento aumenta a velocidade e o alcance de detecção de alvos aéreos, terrestres e marítimos e a eficácia do combate ao inimigo. A aeronave foi modernizada no âmbito do programa previsto na ordem de defesa do governo”, ressaltou a Rostec em comunicado.
@FFO