Argentina quer alguns CH-46 desativados pela Marinha dos EUA. O governo da Argentina está de olho em alguns antigos helicópteros de transporte Boeing CH-46 Sea Knight desativados há alguns anos pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy) e pelo Corpo de Fuzileiros Navais (USMC). Essas aeronaves são mantidas sob conservação, e alguns exemplares poderão servir para a Força Aérea Argentina (FAA).
Falando à mídia local em 19 de setembro, o General Xavier Issac, Comandante da FAA, informou que já foi enviada uma carta de interesse ao governo dos EUA manifestando o interesse na compra de alguns CH-46, atualmente armazenados no 309º Grupo de Manutenção e Regeneração da USAF (309th AMARG), na Base Aérea de Davis-Monthan, em Tucson, no deserto do Arizona.
O General Issac disse que nas próximas semanas uma delegação da FAA deverá visitar o 309th AMARG – também conhecido como “boneyard” (cemitério) – para verificar o status dos CH-46 disponíveis. O Oficial também sinalizou que já foram feitos contatos com a empresa americana Columbia Helicopters, especializada em revisão e modernização de helicópteros, incluindo o antigo modelo da Boeing.
Oficialmente, o objetivo da FAA é ampliar sua frota de helicópteros de transporte multifuncionais de médio porte. Por outro lado, uma fonte militar argentina, ouvida sob anonimato pelo Defense News disse que, a prioridade é encontrar um substituto para os dois helicópteros russos Mil Mi-171E comprados em 2010 e utilizados principalmente nas operações Antárticas. Ambas aeronaves estão fora de serviço há algum tempo por falta de manutenção programada devido a guerra na Ucrânia.
As sanções internacionais aplicadas à Rússia tornaram quase que impossível realizar negócios com o país. No mês passado o Ministério da Defesa da Argentina abandonou os planos de tentar realizar a manutenção dos helicópteros na Rússia. Como alternativa, foi verificada a possibilidade de realizar os serviços em oficinas localizadas no Peru, Colômbia ou México, mas soube-se posteriormente que elas não possuem certificação para trabalhar com os motores que equipam os Mi-171E da FAA.
“Inicialmente a ideia é adquirir quatro CH-46, e posteriormente realizar novas encomendas para totalizar pelo menos oito helicópteros”, disse a fonte. “Não estão procurando aeronaves apenas nos excedentes militares armazenados, mas também com empresas civis atualmente em operação e disponíveis para venda.”
A Argentina terá eleições presidenciais no próximo dia 22 de outubro, e a atual administração do presidente Alberto Fernández, muito possivelmente não irá concretizar essa negociação, empurrado para o próximo governo.
@FFO