Reino Unido aumenta uso de serviços privados de REVO. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) está recorrendo cada vez aos serviços dos cinco Airbus A330 MRTT Voyager da empresa privada AirTanker para atender à crescente demanda por reabastecimento em voo (REVO).
A informação foi divulgada por um porta-voz do MoD ao portal Janes em 21/09, afirmando que esse uso cada vez mais frequente resultou na inclusão das cinco as aeronaves da empresa privada AirTanker no Office for National Statistics (ONS). O documento reúne informações das Forças Armadas do Reino Unido, onde neste ano a frota MRTT está totalizada com 14 unidades, sendo as nove aeronaves da RAF, mais as cinco da AirTanker.
Por sua vez, o documento Private Finance Initiative (PFI), assinado em 2008 e válido até 2035, previa que em 2023 o programa Future Strategic Tanker Aircraft (FSTA) operasse uma frota de 14 Voyager para o MoD UK, sendo os nove da frota principal e os cinco variáveis e disponíveis para terceiros de acordo com a demanda interna. O ONS apresentou a frota Voyager com nove aeronaves (2016 a 2021), dez (2022) e 14 (2023).
“A frota principal da Voyager permanece com nove aeronaves (sem alteração), enquanto o número total da frota da Voyager é de 14 aeronaves. As cinco adicionais listadas no relatório do ONS fazem parte da frota de reforço e são utilizadas quando é necessária. Tal como anteriormente em 2022, as estatísticas foram ajustadas à medida que as aeronaves adicionais têm sido utilizadas com frequência”, informou o MoD.
@FFO