US Army testa novo sistema de Guerra Eletrônica. O Exército dos Estados Unidos (US Army) trabalha no sistema de Guerra Eletrônica Multifuncional – Air Large (MFEW-AL). O conjunto guerra eletrônica ofensiva utiliza tecnologia de ponta, com abordagem modular de sistema aberto que se adapta efetivamente às ameaças em constante mudança.
Os primeiros testes iniciaram em junho na Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst e seguiu durante o verão (hemisfério norte) também na Estação de Armas Aéreas Navais de China Lake, na Califórnia e Fort Drum, em Nova York.
“Nosso compromisso contínuo de atender às necessidades dos combatentes. volta os nossos esforços para o MFEW-AL. Nos últimos meses fomos capazes de avançar com sucesso no desempenho operacional em voo”, disse Michael Acriche, Chefe de Sistemas de Ataque Eletrônico.
O MFEW-AL tem chamado a atenção dos envolvidos por sua interface gráfica, facilidade de uso e visualização do cenário. “Os militares estão entusiasmados com esta inédita tecnologia sem igual”, disse o Dr. Leslie Litten, Engenheiro-Chefe do projeto MFEW-AL.
O sistema de guerra eletrônica aerotransportada MFEW-AL permitirá aos usuários uma visualização de distâncias maiores do que qualquer outro equipamento. “Os comandantes obterão informações quase em tempo real porque o MFEW leva [as informações] ao limite tático”, disse Litten. Essa otimização de tempo proporcionará aos usuários a capacidade de planejar suas missões em menor tempo, proporcionando-lhes vantagem de decisão sobre os adversários.
Recentemente, os testes em voo foram realizados em uma aeronave MC-12W Libert como plataforma de testes. Originalmente, os testes foram iniciados em uma aeronave especializada de engenharia Gray Eagle e depois em um Twin Otter, o que totalizou mais de 200 horas de voo, e serviram para demonstrar versatilidade dos equipamentos do MFEW-AL.
O próximo passo é instalado o MFEW-AL em uma aeronave não tripulada MQ-1C Gray Eagle, que servirá para obter a certificação de aeronavegabilidade do sistema, prevista para o ano fiscal 2024.
O cronograma do projeto prevê que no ano fiscal 2025 sejam realizados os testes operacionais iniciais. O escritório do programa MFEW-AL está progredindo para cumprir os requisitos de avaliações para equipar os combatentes com o novo sistema no menor tempo possível.
@FFO