Áustria escolhe o Embraer C-390 Millennium. O Ministério da Defesa da Áustria anunciou hoje (20/09) a decisão de selecionar a aeronave Embraer C-390 Millennium como sua nova solução de transporte tático. O anúncio foi feito pela Ministra da Defesa da Áustria Klaudia Tanner e pelo Diretor de Armamentos, Major General Harald Vodosek, em uma coletiva de imprensa.
A Áustria (4) junta-se ao Brasil (22), Portugal (5), Hungria (2) e Holanda (5) como futuro operador da plataforma multimissão KC/C-390 Millennium, aeronave que está redefinindo rapidamente os padrões de transporte tático no mercado mundial de defesa. Hoje a Embraer tem 38 encomendas firmes do KC/C-390.
A Embraer informou que está pronta para apoiar o Ministério da Defesa e a Força Aérea da Áustria de modo a atender aos requisitos exigentes de seu processo de aquisição e qualificado para estreitar ainda mais o relacionamento com esta nação.
Segundo a imprensa austríaca, o favorito prevaleceu. Quatro C-390 estão programados para pousar na Áustria até 2030, onde irão substituir os três Lockheed Martin C-130K (ex-RAF) matriculados 8T-CA. 8T-CB e 8T-CC, por um valor de cerca de 600 milhões de euros. O C-390 venceu do C-130J. Os C-390 irão equipar o Österreichische Luftstreitkräfte (Unidade de Transporte Aéreo) sediada na Base Aérea de Horsching (LOXL) da Österreichische Luftstreitkräfte (Força Aérea Austríaca).
A chegada dos C-390 irá proporcionar a desejada cooperação com a Holanda, cuja força a RNLAF (Royal Netherlands Air Force) também vai substituir os seus C-130 por cinco C-390. Os C-390 austríacos são quase idênticos aos holandeses e com isto ambas as forças aéreas vão terão uma força de nove C-390. Os detalhes da cooperação serão negociados ao longo dos próximos meses e o contrato deverá ser finalizado no primeiro semestre de 2024.
@CAS