Líder norte-coreano conheceu de perto o Sukhoi Su-57 na Rússia. O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou a Fábrica de Aeronaves “Yuri Gagarin”, em Komsomolsk-no-Amur, como parte de sua visita oficial à Rússia. Kim também teve ume encontrou com o presidente russo, Vladimir Putin, no Cosmódromo de Vostochny, situado no Extremo Oriente do país.
Para chegar à Rússia em 13/09, Kim Jong Un e sua comitiva, viajaram por mais de 20 horas em um trem especial, cujos vagões presidenciais são blindados. Além de seguranças pessoais e militares, Kim também levou para a Rússia a sua limusine Maybach, transportada em uma plataforma especial do trem.
Acompanhado do vice-ministro russo Denis Manturov, o líder norte-coreano conheceu a linha de montagem da maior fábrica de aeronaves da Rússia, onde são produzidos os caças Su-35 e Su-57, além da aeronave comercial Sukhoi Superjet 100. O falecido pai do atual líder norte-coreano, Kim Jong Il, também visitou a fábrica russa em 2002.
Durante a visita, Kim teve a oportunidade de conhecer detalhes do Sukhoi Su-57 (“Felon” – codinome OTAN), o mais avançado caça produzido na Rússia. Segundo o jornalista Maksim Pyadushkin, especialista em assuntos militares russos, Kim Jong Un se tornou o segundo líder estrangeiro, depois do turco Recep Erdogan, a conhecer o cockpit do caça furtivo Su-57. A delegação norte-coreana também pode assistir um voo de demonstração do jato multifuncional Su-35.
O líder norte-coreano teve um encontro pessoal com o presidente russo, Vladimir Putin, no Cosmódromo de Vostochny. O presidente russo aceitou o convite de Kim para visitar a Coreia do Norte, na sua primeira viagem ao país desde 2000, quando conheceu Kim Jong Il, pai do atual líder. A data da viagem de Putin será informada posteriormente.
O líder norte-coreano também deverá viajar para a cidade portuária de Vladivostok, onde verá as capacidades militares da Frota Russa do Pacífico, disse o presidente russo à agência de notícias estatal Russia 1.
A reunião de cinco horas em Vostochny sinalizou relações mais estreitas entre os dois países, que enfrentam ambos o isolamento internacional. Durante as conversações, o ditador da Coreia do Norte prometeu ao presidente russo, apoio total em todas as decisões tomadas por Moscou. A visita oficial de Kim Jong-un à Rússia terminou em 17/09, quando iniciou a longa viagem ferroviária de regresso ao seu país.
@FFO