Força Aérea Indiana deverá adquirir mais doze Su-30MKI-3 Flanker. O Conselho de Aquisição de Defesa da Índia (DAC) sinalizou positivamente para o governo prosseguir com a compra de doze caças Sukhoi Su-30MKI-3 Flanker para a Força Aérea Indiana (IAF). O anúncio foi feito em 15 de setembro e abrange um pacote mais amplo de defesa.
Originalmente a IAF encomendou 272 caças Su-30MKI-3, sendo as primeiras cinquenta aeronaves construídas na Rússia e as 222 restantes fabricadas na Índia pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL) em Nasik. Esses doze jatos adicionais possivelmente serão para repor os onze Su-30MKI-3 perdidos em acidentes até o momento.
As negociações entre Nova Delhi e Moscou envolvendo a compra desse lote adicional começou em 2019. Por motivos desconhecidos publicamente, o processo se arrastou até agora, quando finalmente o DAC deu o primeiro passo para a aquisição dos caças, mas a aprovação final ainda poderá levar mais alguns meses.
O próximo passo será a negociação com a HAL envolvendo as questões de valores e detalhes do contrato, para que finalmente o Comité do Gabinete para a Segurança (CCS) possa emitir a aprovação de orçamento e a efetiva assinatura do contrato.
Além dos doze Su-30MKI-3, o Conselho de Aquisição de Defesa indiano aprovou mais oito projetos de aquisição de equipamentos e sistemas do Ministério de Defesa. Esses programas totalizam cerca de US$ 5,4 bilhões e envolvem a compra e o desenvolvimento de mísseis, munições, navios, veículos blindados, sistemas, entre outros.
@FFO