Localizado F-35B acidentado nos EUA. Após mais de 12 horas de buscas, as equipes localizaram os destroços do F-35B Lightning II do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), que caiu em North Charleston, Carolina do Sul, às 14h do domingo (17/09). O piloto ejetou da aeronave após perceber uma falha, sendo recuperado em segurança em um bairro residencial da cidade.
Os destroços do caça furtivo foram localizados em uma zona rural no condado de Williamsburg, a cerca de duas horas a nordeste da base, disse o Comando da Base Conjunta do Corpo de Fuzileiros Navais de Charleston. As buscas envolveram unidades dos USMC, FAA, Patrulha Aérea Civil e as autoridades locais e estaduais da Carolina do Sul.
“O jato estava no piloto automático quando o piloto ejetou”, disse Jeremy Huggins, porta-voz da Base Conjunta de Charleston, ressaltando que as autoridades trabalhavam com a possibilidade do F-35 ter voando por algum tempo antes de cair.
Huggins disse que inicialmente as equipes de busca se concentraram nos lagos Moultrie e Marion, com base na última posição conhecida do caça. “Esse esforço se expandiu na tarde de segunda-feira”, disse o porta-voz.
Antes do anúncio da localização da área do acidente, o General Eric Smith, Comandante interino dos USMC, tinha ordenado a suspensão de todos operações aéreas da Força para reforçar as políticas e procedimentos de segurança operacionais para todos os tripulantes, devido ao aumento da frequência de acidentes graves.
Foi o terceiro acidente de “Classe A” nas últimas seis semanas envolvendo aeronaves do Corpo de Fuzileiros Navais. Esta é uma classificação do Departamento de Defesa, que indica que a aeronave militar americana foi destruída, ou deixou vítimas fatais (ou incapacitadas), ou os danos foram superiores à US$ 2,5 milhões.
Em agosto passado, três Fuzileiros morreram na queda de um V-22B Osprey durante um exercício na Austrália, e um piloto de F/A-18 dos USMC morreu quando o seu jato caiu perto da MCAS Miramar, região de San Diego, durante um voo de treino.
@FFO