Cresce a indústria chinesa de motores para helicópteros. Os motores aeronáuticos para helicópteros desenvolvidos localmente, foram destaque na 6ª Exposição de Helicópteros da China, realizada entre os dias 14 e 17/09 na localidade de Tianjin, norte do país.
Em um movimento para exibir as mais recentes conquistas para equipar os helicópteros chineses com motores desenvolvidos internamente, a estatal Aero Engine Corporation of China (AECC) exibiu seu portfólio de produtos com vários tamanhos, potências e combustíveis.
Um motor turboeixo da classe de 1.100 kw desenvolvido pela AECC fez sua estreia na exposição. Com um sistema de filtros contra areia integrado e um sistema de gerenciamento de saúde, o motor possui alta eficiência, ampla adaptabilidade ambiental, longa vida útil e alta confiabilidade, proporcionando um desempenho propício para equipar helicópteros utilitários com pesos de decolagem entre cinco a seis toneladas.
Um motor turboeixo alimentado por hidrogênio da AECC poderá no futuro, equipar desde aviões comerciais regionais, helicópteros e drones. Outro item em exibição foi um sistema de propulsão elétrica híbrida que a fábrica já testou em voos de demonstração em aeronaves esportivas leves.
O Beijing Power Machinery Institute apresentou novos dispositivos de potência que são adequados para aviação geral e pequenos drones de asas fixas e de asas rotativas de média e alta altitude. De acordo com Wang Yanwen, diretor de marketing do fabricante, o Instituto tem longa experiência no desenvolvimento de motores de mísseis, tendo alcançado grande eficiência no consumo de combustível.
No passado, o mercado chinês de motores a pistão foi monopolizado por empresas estrangeiras. Isto levou o instituto a desenvolver uma série de motores deste tipo, com propriedades intelectuais completamente independentes, com o objetivo de substituir produtos importados, disse Wang.
Desenvolvidos pelo instituto com base em tecnologias aeroespaciais, um motor aeronáutico à pistão da classe de 75 kw alimentado por óleo diesel e outro elétrico da classe de 100 kw já completaram os testes em voo e em breve estarão em operação, apurou o Global Times.
@FFO