Força Aérea Israelense revela seu novo e secreto small UAV. A empresa Aeronautics, subsidiária da Rafael Advanced Defense Systems entregou um novo pequeno veículo aéreo não tripulado (UAV) em 11 de setembro para a Israeli Air Force (IAF) ou Força Aérea Israelense Segundo a empresa, ele “remodelará” o futuro da tecnologia UAV.
Uma imagem divulgada pela Força Aérea Israelense mostra apenas a seção central do novo Spark UAV, onde é possível ver que ele possui asa alta, é fixada a fuselagem. A imagem sugere uma configuração similar à série Aeronautics Orbiter, mas com características diferentes do Orbiter 4 ou do recentemente revelado Orbiter 5.
A Aeronáutica entregou o primeiro UAV Spark em 11 de setembro na base aérea de Hatzor, no centro de Israel, ao 144º Esquadrão, que opera UAVs desde agosto de 2022. A cerimônia de entrega contou com a presença do Tenente-General Tomer Bar, Comandante da Força Aérea Israelense.
“Este é um dia emocionante em que subimos para outro nível, um dia em que o esquadrão tem mais aeronaves e armas ao lado dos seus excelentes militares”, disse o Major General Bar. “Um dia em que o projeto ‘Nuvens de Tempestade’ deixará de ser uma visão para se tornar uma realidade maravilhosa”, acrescentou, em referência a um sistema multifacetado para guerra multidimensional.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) também receberam outro novo drone na mesma semana. Além do “Spark”, foi entregue a última versão do Skylark da empreiteira de defesa israelense Elbit Systems Ltd. A entrega ocorreu também no dia 6/09 ao Corpo de Artilharia do Exército. É classificado como um drone tipo Small Tactical Unmanned Aerial Systems (STUAS), capaz de decolagens e pousos verticais e pairar no ar.
O Skylar 1 STUAS oferece capacidades que irão expandir “as operações de forças táticas e permitir uma rápida implantação”, como parte de missões de reconhecimento, informa do Israel Defense Force (IDF).
@CAS