Saab: novas funcionalidades adicionais do Gripen E. A Saab e a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) firmaram um acordo referente a novas funcionalidades e cronogramas de entrega ajustados para o Gripen E e o Gripen C/D.
O acordo refere-se ao período 2023 – 2030 e o valor do pedido é de aproximadamente 5,8 bilhões de coroas suecas (SEK).
O FMV e a Saab concordaram em revisar o acordo existente relacionado ao desenvolvimento e produção do Gripen E, adicionando novas funcionalidades, que incluem alterações nos sistemas de guerra eletrônica (Eletronic Warfare — EW), de comunicação e de reconhecimento, bem como alterações nos cronogramas de entrega do Gripen E e do Gripen C/D.
A fim de garantir a capacidade operacional de seus caças, as Forças Armadas Suecas, a FMV e a Saab concordaram em ajustar os planos de desenvolvimento e entrega, permitindo o desenvolvimento e operação contínuos do Gripen C/D após 2030, em paralelo com a introdução dos caças da próxima geração, Gripen E.
“Este acordo confirma a colaboração estreita existente entre a Saab, o FMV e as Forças Armadas Suecas. Estou muito orgulho que estamos contribuindo para a capacidade operacional das Forças Armadas Suecas através do fortalecimento ainda maior das capacidades do sistema Gripen, um caça de classe mundial”, diz Lars Tossman, head da área de negócios Aeronautics da Saab.
Em 2013, FMV e Saab assinaram acordo para aquisição de 60 JAS 39Es. O contrato foi atualizado em diversas ocasiões no passado, inclusive para adquirir novas unidades e componentes que foram previamente planejados para serem reutilizados quando a aeronave JAS 39C/D fosse retirada de serviço.
Na decisão da Defesa Sueca de 2020, foi acordada a extensão da operação do JAS 39C/D em paralelo com o JAS 39E. A FMV e as Forças Armadas Suecas estão trabalhando em estreita colaboração com o principal fornecedor sueco (Saab) para garantir as condições materiais para a capacidade da aviação de combate, disse Lars Helmrich, chefe da área operacional da FMV.
O JAS 39E será colocado em operação sob os auspícios da FMV no outono de 2023, o que aumentará a capacidade de testes de voo e lançará as bases para a introdução do sistema pelas Forças Armadas na segunda metade da década de 2020. Este acordo fornece as condições para continuar a operar e adaptar o JAS 39C/D, enquanto o desenvolvimento e o comissionamento do JAS 39E continuam.
Fonte: Saab.
@CAS