Enchente no RS: FAB atua em apoio à população afetada. Cerca de 800 militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira atuam em municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelas enchentes na região do Vale do Taquari. A Operação Conjunta das Forças Armadas estende-se também à região Sul e à fronteira Oeste do Estado, onde as chuvas provocaram cheias dos rios e deixaram desabrigados.
Na noite de sábado (09/09), foram transportados em um KC-390 Millennium da FAB, do Rio de Janeiro até a Base Aérea de Canoas (BACO), materiais para montagem de um Hospital de Campanha (HCAMP) para atendimentos às vítimas das enchentes. Da BACO, o material foi transportado pelo Exército Brasileiro com destino à cidade de Roca Sales.
Por meio de helicópteros, a FAB também transportou itens de primeira necessidade a comunidades isoladas. Ao todo, já foram transportadas a locais de difícil acesso cerca de 2,5 toneladas de água potável e 1,5 toneladas de cestas básicas, além de kits de higiene e material de limpeza.
Resgates
Desde a tarde de terça-feira (05/09), a Força Aérea Brasileira resgatou mais de 30 pessoas que estavam isoladas. As operações de resgate foram realizadas com o helicóptero H-60L Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV) – Esquadrão Pantera.
A equipe, composta por dois pilotos, dois tripulantes e três militares de Busca e Salvamento (SAR), atuou também durante a noite e a madrugada. “É uma missão desafiadora porque os pontos de exfiltração das vítimas são bem instáveis, além de não conseguirmos mensurar o dano que a água causou às casas e às pessoas. Entretanto, é uma honra participar desses resgates, colocando em prática aquilo que treinamos, que é salvar vidas, por mais difícil que seja o cenário. Trazer alguém, a bordo do helicóptero, que perdeu tudo o que tinha é muito triste. Mesmo assim, temos que focar nas vidas salvas e na missão que continua”, expressou um dos pilotos da aeronave H-60L Black Hawk, Tenente Aviador Josué Marcos Coelho Gonçalves.
Atuação da FAB no resgate de vítimas de enchentes no Brasil
Em sua missão de defender, controlar e integrar o território brasileiro, a FAB já atuou em diversas operações de ajuda humanitária. Entre elas, estão resgates de pessoas afligidas por enchentes em diversas regiões do Brasil. Exemplos são as enchentes que atingiram o estado de Santa Catarina, em 2008, quando a Força Aérea resgatou mais de 1.800 pessoas, e na Bahia, em 2021, quando a Instituição prestou apoio às cidades castigadas pela chuva, realizando transportes das vítimas, além de mantimentos, entre outras ações.
Fonte: FAB
@FFO