Rebeldes teriam derrubado único Su-25 da Força Aérea do Mali. Um Sukhoi Su-25 da Força Aérea do Mali (MAF) caiu no sábado (09/09), na localidade de Almoustarat, região do Gao, norte do país. Os dois pilotos conseguiram ejetar e foram recuperados por militares do governo.
O grupo rebelde CMA (Coalition des Mouvements de l’Azawad), composto por tuaregues armados que atuam no norte do Mali, afirmou ter derrubado o Su-25 Frogfoot. Eles alegaram que o jato que estaria bombardeando as suas posições, e estaria à serviço do grupo mercenário Wagner, que apoia as forças do governo central.
Por sua vez, o Chefe do Estado-Maior do Mali, Alou Boi Diarra, disse em entrevista coletiva que o Su-25 da MAF sofreu uma pane em uma área com a meteorologia degradada, o que forçou os pilotos a ejetarem.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram os destroços do Su-25, matrícula TZ-25C, até então, único jato deste modelo em operação na Force Aérienne de la République du Mali. Em outubro de 2022, a MAF perdeu outro Su-25 (saiba mais).
Conforme noticiamos no início deste ano, o Sukhoi 25 foi recebido pela MAF em janeiro deste ano, juntamente com dois helicópteros Mil Mi-8 e cinco treinadores a jato L-39 Albatross enviados pela Rússia.
Desde 2021 o Mali é governado por uma junta militar que retirou o presidente eleito, Ibrahim Boubacar Keita. O autoproclamado governo militar se aliou aos mercenários do Grupo Wagner e desde então combatem o CMA no norte do país.
@FFO